CENTRUM Centro de Neurocirurgia e Fonoaudiologia de Jaraguá do Sul

ESPECIAL CAPA

CENTRUM Centro de Neurocirurgia e Fonoaudiologia de Jaraguá do Sul

Localizada na região central de Jaraguá do Sul, a clínica oferece aos seus clientes ambientes acolhedores, instalações modernas, seguras e confortáveis e conta com uma equipe de profissionais qualificados na área da saúde. A CENTRUM foi inaugurada em abril de 2016, no moderno edifício Blue Chip, Bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. A clínica agrega ao seu conjunto de profissionais, as áreas médicas de Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia. Também oferece serviços na área da Fonoaudiologia. No escopo de profissionais que ali atuam, o Dr. Mauro César Grüdtner CRM/SC 9430, RQE 10481, neurocirurgião, graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1995, realizou especialização no Hospital São José – Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna, se dedica a realização de cirurgias neurológicas, para tratamento de Tumores do Sistema Nervoso Central e Hipófise, Aneurismas Cerebrais, Malformações Vasculares, Hidrocefalia, Cranioestenoses e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE).

Dentre as doenças da coluna vertebral tratadas cirurgicamente, destaca-se as doenças degenerativas como hérnia de disco lombar e cervical, estenoses do canal medular, mielopatias compressivas e Traumatismo Raque medular (TRM), como as fraturas de coluna e traumas que acometem a medula espinhal. Também contamos com o neurocirurgião Dr. Leonard Brito CRM/ SC 21739, RQE 12688, que além de realizar cirurgias neurológicas e das patologias da coluna vertebral, é pós- -graduado em Neuro-oncologia pelo instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês/SP e atua como professor adjunto do Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Sá, em nossa cidade.

É recentemente especializado em medicina intervencionista no manejo da dor pela Clínica Singular (Campinas/ SP). A intervenção em dor consiste em procedimentos minimamente invasivos no diagnóstico e tratamento da dor na coluna, dor no câncer, nevralgias, entre outras. Na área de Neurologia Clínica, o neurologista Dr.Henrique Diegoli CRM/SC 19824 possui experiência na avaliação emergencial e ambulatorial de doenças neurológicas. Além de realizar o tratamento de pacientes no consultório, também atua no Hospital São José e Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul e no Hospital São José, em Joinville. Atua no ensino de médicos nas especializações de clínica médica, em Jaraguá do Sul, e Neurologia, em Joinville.

Também atua como pesquisador voluntário no Registro de AVC em Joinville (JOINVASC). A Neurologia Clínica abrange doenças como enxaqueca, AVC, Alzheimer, Parkinson, epilepsia, distúrbios do sono e doenças dos nervos. O diagnóstico e tratamento precoce destas doenças pode ser importante para prevenir ou retardar a evolução para formas mais graves, assim como para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Na ocorrência de sintomas como dores de cabeça, perda de memória, perda da força ou formigamento em braços ou pernas, tremores, crises de perda da consciência, insônia ou sonolência excessiva, tontura, entre outros, a avaliação com o neurologista é importante para a investigação diagnóstica e exclusão ou confirmação de doenças neurológicas, sendo o tratamento indicado caso a caso.

Nos casos de Ortopedia e Traumatologia, o Dr. André Boss Demo, CRM/ SC 13542 é Ortopedista e Traumatologista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Cirurgião de Coluna e Deformidades pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) também integra o grupo de profissionais que na CENTRUM atua. Na Fonoaudiologia a Dra. Andrea Cristina Rizzotto Grüdtner CREFONO 3/SC 5831, é Especialista em Linguagem pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Mestre em Letras pela PUCRS. Além da experiência clínica de mais de 20 anos de atuação, a Dra. Andrea atua como docente junto ao Curso de Fonoaudiologia da UNIVALI de Itajaí/SC, há 16 anos.

O atendimento é voltado à crianças e adultos com queixas relacionadas à linguagem e áreas afins, entre estas, atraso no desenvolvimento da linguagem, trocas na fala, distorções de sons na fala, dificuldades de comunicação decorrentes de eventos neurológicos (traumas cranianos, acidentes vasculares encefálicos, doenças neurológicas), disfluências (fala acelerada, atrapalhada e gagueira), queixas relacionadas ao processo de aquisição da linguagem escrita (atrasos, dislexia) com consequências na alfabetização, entre outras comorbidades associadas (Dislexia, Déficit de Atenção, Hiperatividade, Distúrbios do Processamento Auditivo Central).

A abordagem profissional é voltada à entrevista inicial realizada, em geral, com a família do paciente, avaliação fonoaudiológica voltada à queixa inicial e possíveis alterações associadas à queixa e reabilitação terapêutica fonoaudiológica. Os atrasos no desenvolvimento da linguagem tem sido uma busca frequente pelo atendimento, assim como as dificuldades no processo de alfabetização. Para ambas as dificuldades, a busca imediata diante do aparecimento dos primeiros sintomas, tem se mostrado significativo no prognóstico do caso, uma vez que, as dificuldades na fala, podem repercutir na aquisição da linguagem escrita (leitura e escrita). Esta última, por sua vez, quando acontece permeada por dificuldades, também apresenta resultados importantes diante do fechamento de um diagnóstico preciso e uma abordagem correta no processo de reabilitação.

Ver perfil

Matéria Por

André Boss Demo

Ortopedia e Traumatologia

CRM/SC 13542 - RQE 6509 | Jaraguá do Sul

Ver perfil

Matéria Por

Leonard Rocha Fonseca de Brito

Neurocirurgia

CRM/SC 21739 - RQE - 12688 | Jaraguá do Sul

Ver perfil

Matéria Por

Henrique Diegoli

Neurocirurgia

CRM/SC 19824 - RQE 14967 | Jaraguá do Sul

Ver perfil

Matéria Por

Mauro César Grüdtner

Neurocirurgia

CRM/SC 9430 - RQE 10481 | Jaraguá do Sul

Ver perfil

Matéria Por

ANDREA CRISTINA GRÜDTNER

Fonoaudiologia

CRFA-SC 5831 | Jaraguá do Sul

Deixar Comentário