CIRURGIA

A eficácia da vídeo cirurgia nos dias atuais

A vídeo cirurgia torácica proporciona maior segurança por ser uma técnica menos invasiva, considerada menos dolorosa, com incisões mínimas e com uma execução facilitada pela ampla visão que as óticas de última geração oferecem. Proporcionam ao paciente uma recuperação mais rápida com uma diminuição do período de internação, retorno muito mais rápido para o seu dia a dia, menor taxa de infecção pós-operatória comparada com as cirurgias convencionais. Devido a sua eficiência e ao baixo risco, torna-se possível realizar procedimentos em pacientes mais críticos, seja pela idade (octogenários) ou por apresentar doenças associadas. Quando aplicada em pacientes sem doenças e jovens, então nem se fala. A vídeo cirurgia torácica é realizada em variados tipos de casos, abrangendo inclusive as ressecções radicais para o câncer até o tratamento para o Péctus Escavatun.

Áreas possíveis de aplicação:

No esôfago torácico, nas doenças benignas quanto nas malignas, oferecendo um tratamento curativo ou realizando biópsias, ajudando com rapidez a elaboração de um plano para o tratamento destas doenças. No pulmão, nas doenças benignas quanto nas malignas; é comum ser utilizada durante uma investigação ou para o próprio tratamento destas lesões; como os nódulos pulmonares indefinidos, o câncer de pulmão, o enfisema pulmonar, o pneumotórax espontâneo, as bolhas pulmonares e doenças infecciosas diversas. Na pleura, nas doenças benignas e nas malignas; facilitando o manejo dos derrames pleurais complicados, pois proporciona realizar o tratamento e o diagnóstico em um único procedimento.

No mediastino nas doenças benignas e nas malignas; quando o manejo cirúrgico esta indicado para o tratamento das doenças como o timona ou a miastenia gravis, ele pode ser feito usando a técnica menos invasiva como a vídeo toracoscopia. O diagnóstico e o tratamento dos tumores e dos gânglios aumentados ganharam um aliado com uma enorme especificidade, as doenças infecciosas podem ser tratadas antes que se tornem letais devido a um tratamento postergado. Com a vídeo é possível ver mais profundamente com uma mínima invasão. O mediastino, área central do tórax, pode ser abordada por duas vias, uma delas acontece pela parede torácica, com incisões pequenas ou com uma única incisão (como é feito em Jaraguá do Sul, técnica chamada Uni portal) ou pela região cervical.

Nesta abordagem se faz necessário um equipamento específico, sendo que somos um dos únicos do sul do país e o único de Santa Catarina a ter o equipamento para realizar a Vídeo Mediastinoscopia Linfática Assistida. Equipamento este que permite, por uma incisão de 2 cm, a realização de cirurgias complexas podendo usar múltiplas pinças e desta maneira obter uma grande segurança. Procedimento este que em 98% dos casos pode ter alta no mesmo dia ou em 24 horas. No diafragma nas doenças benignas quanto nas malignas; o tratamento das paralisias diafragmáticas que causam desconforto respiratório devido a restrição do movimento respiratório, a reestruturação das hérnias traumáticas ou congênitas, biópsias diversas.

No pericárdio, nas doenças benignas quanto nas malignas; o manejo do derrame pericárdico recidivante pode necessitar de diagnóstico e tratamento cirúrgico a fim de evitar que o liquido acumulado pressione o coração e impeça a sua eficiência, nos cistos pericárdicos, a vídeo possibilita a resolução com 3 incisões de 1 cm cada. Na síndrome do desfiladeiro torácico causadora de uma dor, formigamento, mudança de coloração do braço, sintomas estes só conhecidos por aqueles que são portadores desta condição, hoje pode ser feita inteiramente por vídeo cirurgia, evitando a agressão que a cirurgia aberta pode causar sobre o plexo braquial já danificado.

Não se pode esquecer que este método também é utilizado para o tratamento de hiperidrose – suor excessivo palmar, axilar ou crânio facial; para o tratamento da bromidrose - odor axilar, e do rubor facial – vermelhidão no rosto, através do vídeo cirurgia sobre o nervo simpático torácico. Considerada uma das melhores técnicas existentes para a diminuição destes sintomas incomodativos, apresentando resultados de 95% de eficácia. A vídeo cirurgia ocupa um espaço de destaque em grande parte das doenças torácicas, sendo uma técnica sempre pensada como primeira escolha nos tratamentos. O SERVIÇO DE CIRURGIA TORÁCICA atua há mais de 17 anos em Jaraguá do Sul - SC, oferecendo aos pacientes um dos mais eficazes métodos para a realização de diagnósticos, biópsias e tratamentos das doenças da região cervical, parede torácica, pulmonar e mediastinal.

 

Ver perfil

Matéria Por

Giovani Waltrick Mezzalira

Cirurgia Torácica

CRM/SC 8611 | RQE 5040 | Jaraguá do Sul

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS