Especial Capa - Potencial Cerebral e Microfisioterapia

Especial Capa - Potencial Cerebral e Microfisioterapia

POTENCIAL CEREBRAL

O centro de Reabilitação Oásis é o único em Francisco Beltrão que aplica o método. Sendo realizado em crianças a partir de 3 meses, sem diagnóstico de doenças degenerativas.

Essa afirmação nasceu há 45 anos através de estudos clínicos do Fisioterapeuta Chileno Ramón Cuevas e seu filho Alexis, idealizadores do método. Diferente de terapias convencionais que trabalham somente com o corpo, o CME (Cuevas Medek Exercises) é um método que busca potenciais cerebrais para superar os atrasos motores. Através de exercícios dinâmicos e desafiadores, sob efeito das forças de gravidade, o terapeuta utiliza-se de técnicas específicas de tomada (pegadas) com acessórios criados e desenvolvidos para inúmeros exercícios diversificados e com objetivos progressivos.

Davi, nome de significado forte, predileto e amado. Foi assim que o fisioterapeuta Fernando sentiu-se ao iniciar sua avaliação e tratamento. Clinicamente denominado como prematuro extremo e com baixo peso, Davi nasceu com 28 semanas, pesando 590 gramas. Passando assim o internamento intensivo (107 dias) e vários dias hospitalizado, relata a mãe Larissa. Durante tratamento neuropediátrico, o fisioterapeuta Fernando, motivado e impressionado com os resultados obtidos por colegas de Pato Branco, decide realizar o nível I da formação pelo Método Cuevas Exercises Medek. “Assim retomamos a nova terapia, ensinando os pais a realizar alguns exercícios em casa, intensificando e atingindo os resultados em tempo menor”. Assim, mãe, pai e avô empenharam-se para ver seu pequeno caminhando, sendo hoje uma realidade.

MICROFISIOTERAPIA

Técnica manual aplicada por fisioterapeutas, desenvolvida na França nos anos 80. Utiliza-se de mapas e palpações específicas para identificar a causa primária de uma doença ou disfunção. As mãos do fisioterapeuta estimulam diferentes tecidos do corpo humano de acordo com a causa da agressão (física, química ou emocional). Visa estimular a vitalidade das células para que o corpo elimine doenças. Pode ser aplicada para todas as idades, com objetivos terapêuticos e preventivos.

Algumas indicações comuns são: enxaquecas, quadros de ansiedade, dores crônicas, lesões repetidas, alergias, fribromialgia entre outros.

Ver perfil

Matéria Por

Fernando Bednarski

Fisioterapeuta

Crefito 155612-F | Francisco Beltrão

Ver perfil

Matéria Por

Cassiane Merigo Do Nascimento

Fisioterapeuta

CREFITO 175608-F | Francisco Beltrão

Deixar Comentário