Cirurgias Reconstrutivas da Face

Cirurgias Reconstrutivas da Face

O avanço nas pesquisas de técnicas cirúrgicas em deformidades da face com o emprego da bioengenharia tem possibilitado o tratamento de alterações faciais graves e o restabelecimento de pacientes para uma vida normal.

A crescente preocupação com a estética tanto na área da medicina, como na odontologia, devido a uma imposição social e ao trabalho da mídia valorizando a beleza, fez aumentar a procura para o tratamento das alterações faciais. Isso foi possível devido a popularização dos procedimentos com o avanço das técnicas cirúrgicas, emprego da bioengenharia e disponibilidade de prossionais habilitados.

As principais causas das alterações faciais graves são as falhas no desenvolvimento, os traumatismos e tumores que causam sequelas.

Embora fosse possível o tratamento, muitas dessas lesões causavam defeitos funcionais, estéticos e alterações psicológicas aos pacientes. No passado as técnicas cirúrgicas convencionais não solucionavam essas alterações estéticas.

A utilização da Bioengenharia na Cirurgia Bucomaxilofacial tem proporcionado o planejamento, execução e resultados estéticos e funcionais supreendentes na reconstrução de muitas deformidades faciais. Entre essas tecnologias, podemos destacar a utilização da prototipagem, enxertos de Medpor e as próteses. A prototipagem é a utilização das imagens de tomograas computadorizadas para a reproduçao de modelos de resina idênticos à face do paciente. Um exemplo da utilização dessa tecnologia é o tratamento de pacientes com tumores, no qual é removido parte dos ossos afetados da face e no mesmo momento a instalação de uma prótese com as características do osso normal, evitando um defeito estético ao paciente.

Os enxertos de MEDPOR são materiais articiais com alta bicompatibilidade aos tecidos humanos que restabelecem o formato da face, evitando um defeito estético principalmente nos casos de tratamento de sequelas. Esse enxerto pode ser personalizado individualmente para um determinado paciente, independentemente do problema a ser corrigido, sendo que nesses casos todo o planejamento é enviado à empresa que o reproduz nos Estados Unidos para depois ser aplicado no paciente.

É importante lembrar que independentemente das tecnologias disponíveis, uma ótima avaliação, planejamento e execução das técnicas são fundamentais para um resultado satisfatório.

Ver perfil

Matéria Por

Bento Stang

Cirurgia Oral

CRO/PR 15976 | Francisco Beltrão

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional