Cirurgia Plástica no Embelezamento Facial

O conceito de EMBELEZAMENTO FACIAL, atualmente, é fundamentado num rigoroso planejamento e combinação de procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos pouco invasivos, que se complementam. Guiando-se pelo estudo matemático das medidas faciais, que são parâmetros bem conhecidos de harmonia e beleza, onde volume, proporção e posição dos elementos são fundamentais para o resultado final, pequenas mudanças, pequenas correções, estruturação do arcabouço ósseo e tecidual, volumização, efeito lift, bloqueio muscular em pontos específicos e estimulação endógena do colágeno, garantem pequenas transformações, mas que em conjunto geram embelezamento, sem necessariamente alterar o rosto da paciente, nem deixá-lo artificial. Entre os procedimentos cirúrgicos faciais bem estabelecidos no processo de embelezamento e rejuvenescimento destacam-se:

Lifting Facial: Também conhecida como ritidoplastia, é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e pescoço, como flacidez, vincos profundos, excesso de gordura e perda de tônus muscular. Frequentemente é realizado em conjunto com a blefaroplastia, lifting de sobrancelhas, lipoaspiração de submento e com a lipoenxertia facial .

Lifting de Sobrancelhas: Consiste na elevação e/ou reposicionamento dos supercílios. Pode ser realizado através de diversas técnicas, que se diferem pelas vias de acesso e objetivos específicos.

Lipoaspiração de Submento: Tratamento da “papada”, redefinindo o contorno mandibular e cervical através da retirada de gordura local e retração da pele, pode ser associada ao lifting nos casos de acentuada flacidez ou realizada isoladamente nos casos de acúmulo de gordura isolado na região abaixo do queixo.

Cirurgia das Pálpebras: A blefaroplastia melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores ou de ambas. Proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, retirando excessos de pele e bolsas de gordura, fazendo com que o olhar pareça mais jovial e descansado.

Cirurgia de Nariz: A rinoplastia melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia da face com naturalidade, além de corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais. Em alguns casos, pode ser recomendada junto à mentoplastia (remodelação do queixo) para atingir proporções faciais mais equilibradas.

Cirurgia de Orelha: A otoplastia melhora a forma, a posição ou as proporções das orelhas, corrigindo um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento e que se torna aparente com o desenvolvimento.

Também existem vários procedimentos estéticos de inquestionável eficácia no rejuvenescimento facial. A incorporação destas técnicas ao plano cirúrgico pode maximizar a qualidade e a durabilidade dos resultados obtidos pela cirurgia, oferecendo níveis de satisfação cada vez mais altos ao paciente e ao médico, como:

Lipoenxertia Facial (enxertos de gordura): A reposição do volume tecidual empregando gordura de outros locais do corpo (retirada por lipoaspiração) pode ajudar a suavizar as depressões, atrofias e alterações do contorno facial que ocorrem com o tempo. Cerca de 30% da gordura enxertada pode ser reabsorvida ao longo dos primeiros meses, mas mesmo assim os efeitos são permanentes, já que a gordura enxertada faz parte do próprio corpo e se integra ao sítio receptor.

Preenchimentos com Ácido Hialurônico: Sendo um produto absorvível e biocompatível, pode oferecer bons resultados em pacientes com sinais iniciais de envelhecimento. As regiões mais comuns de utilização são o bigode chinês, linhas de marionete, código de barras perilabial e olheiras. Porém, existe uma nova forma de utilização do ácido hialônico, chamado MD CODES, para tratamento global da face, baseado em pontos de suporte e estruturação em lugares específicos, para sustentar o rosto, prevenir e tratar o envelhecimento, além de embelezar e harmonizar a face. O resultado é uma face mais estruturada, com suporte, reposição do volume, rejuvenescida e naturalmente mais bela. Os efeitos do tratamento podem durar em torno de 18 meses e podem ser repetidos após este período.

Toxina Botulínica: Empregada com ótimos resultados faciais na suavização das rugas de expressão, principalmente nas localizadas na testa e ao redor dos olhos. O mecanismo de ação consiste na paralisação dos músculos que, devido às firmes aderências com a pele, produzem rugas durante a sua contração. A toxina botulínica apresenta o seu efeito máximo após 2 semanas, sendo que a duração típica é em torno de 6 meses. Assim como o preenchimento, a aplicação pode ser repetida conforme necessidade.

Com este arsenal de técnicas disponíveis ao cirurgião plástico, o segredo de um bom resultado é sempre parecer natural, sem alterar grosseiramente características individuais, que seja imperceptível aos olhos do observador comum, mas que simplesmente estimule a percepção da beleza.

Ver perfil

Matéria Por

Luiza K. S. Hassan

Cirurgia Plástica

CRM/PR 31139 | RQE 2846 | Foz do Iguaçu

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS