Chamamos de Odontologia Digital o conjunto de ferramentas que auxiliam o Cirurgião-Dentista à planejar e executar tratamentos com o objetivo de alcançar de forma mais assertiva os resultados desejados. No caso clínico apresentado neste artigo, usamos ferramentas digitais para o rejuvenescimento do sorriso desde do início do tratamento.
Fotografia
Na primeira consulta, após a conversa inicial, orientações de higiene oral, limpeza profunda e exame clínico, usamos o primeiro recurso digital - o protocolo fotográfico. As fotografias são importantes para o diagnóstico, planejamento e também para a comunicação com o paciente, com o cadista (técnico em prótese dental que executa o planejamento virtual), e com o ceramista (técnico em prótese dental que confecciona as porcelanas).
Escaneamento dos dentes
Outro recurso digital muito importante é o escaneamento dos dentes e estruturas adjacentes. No caso clínico apresentado, a digitalização dos dentes foi importante para o diagnóstico, planejamento e execução do tratamento. O arquivo digital foi empregado no planejamento e execução do tratamento ortodôntico, na cirurgia plástica gengival e no planejamento e confecção das porcelanas.
Ortodontia com Invisalign
O Invisalign é um aparelho ortodôntico que emprega recursos digitais em todas as esferas do tratamento. O sistema Invisalign foi empregado neste caso clinico para melhorar a posição dos dentes e deste modo a função mastigatória. Além de ser quase imperceptível, o Invisalign nos dá previsibilidade mostrando como ficará a posição dos dentes no final do tratamento.
Cirurgia plástica gengival
O planejamento da cirurgia plástica gengival foi todo feito de forma digital. A execução do trabalho foi realizado por meio de um guia cirúrgico impresso em uma impressora 3D, confeccionado por meio digital a partir da sobreposição de imagens adquiridas por fotografia, escaneamento e exame tomográfico. Todo o planejamento para a execução desse guia cirúrgico foi realizado de modo remoto. A precisão do guia e a previsibilidade do trabalho diminuíram o tempo clínico do ato cirúrgico, resultando em um pós-operatório mais confortável.
Porcelanas impressas
Hoje em dia é possível imprimir as porcelanas em impressoras 3D. Neste caso, parte do trabalho foi realizado deste modo. A impressão acelera o processo de confecção das próteses. Mas, para o trabalho ficar com a aparência natural, o toque humano do artista ceramista é necessário.
Resultado final
Os processos digitais foram importantes desde o planejamento à execução do caso apresentado. O desafio neste caso foi conduzir o trabalho tal como planejado. O toque humano na cirurgia plástica gengival, nos desgastes dos dentes, na moldagem, na finalização das porcelanas, na colagem das peças sobre os dentes e no acabamento foi decisivo para alcançar o excelente resultado final.
Matéria por
Daniel Malta
Odontologia CRO SC 12467 | Florianópolis
Fernanda Malta
Odontologia CRO/SC 10444 |