Doutor, posso voltar a fazer esportes depois de colocar a prótese?
Esta é uma pergunta muito frequente no consultório, principalmente dos pacientes abaixo dos 60 anos.
Diversos autores relatam que é possível manter atividade física semelhante aquela pré-operatória ou retornar à atividade perdida, até com aumento da mobilidade. Contudo, isto não é unanimidade na literatura.
Pacientes que participam de atividade física de alto impacto apresentam duas vezes mais risco de quebra ou falha dos componentes da prótese, comparados com aqueles que praticam atividades de baixo impacto.
Uma revisão da literatura publicada na Sport Medicine, relata que o paciente não deve realizar atividades físicas que nunca realizou antes. Ou seja, se você quer aprender a patinar após realizar sua prótese, isto não é recomendado.
Um estudo sobre a influência do esporte de alto impacto na durabilidade da prótese revelou que existe um aumento do desgaste da prótese nos pacientes que praticam esportes de alto impacto, levando a trocas das próteses em 15 anos. Os praticantes de esportes de alto impacto tiveram 20 % de falhas mecânicas enquanto os de baixo impacto, apenas 6%.
Existe um senso comum entre os cirurgiões de reservar mais cuidado para esportes de contato como artes marciais e lutas, esportes de contato, alto impacto e cavalgadas.
Para o paciente que foi submetido à uma prótese total de quadril e quer retornar à uma atividade física, devemos considerar sua experiência anterior com o esporte, força muscular atual, habilidade motora, comprometimento com a reabilitação, além dos fatores relacionados à própria cirurgia, como idade, tipo de desgaste que o levou a operar, qualidade do implante e experiência do cirurgião.
Esta orientação pode ser diferente nos praticantes de esporte de final de semana e alguém que pratica esporte regularmente em alta intensidade, ou nos atletas de alto rendimento.
Atualmente podemos utilizar nos nossos pacientes uma ferramenta de avaliação de alta qualidade, chamada Avaliação Biocinética, focada no risco de lesão. Assunto para outro artigo em breve.
Lembramos que quando alguém precisa de uma Prótese do Quadril, é porque está com muita dor e limitação dos seus movimentos. A Prótese tem o objetivo de aliviar a dor e restaurar a mobilidade da articulação, mas não o torna um Super-homem.
As Revisões de Prótese ou trocas são cirurgias muito mais complexas que a cirurgia inicial. Assim, procure seguir as recomendações do seu médico sobre quais atividades físicas está liberado e garanta uma maior durabilidade da sua Prótese.
Matéria por
Marcos Contreras
Ortopedia e Traumatologia CRM/SC 5382 | RQE 4946 | Florianópolis