Santa Catarina está bem servido de profissionais da área médica, os quais têm alcançado notoriedade por sua qualificação e seus feitos únicos em suas especialidades. Dentre estes profissionais, o Dr. Flávio Lobo Heldwein, cirurgião urologista contabiliza resultados expressivos, sendo referência em tratamentos modernos, em consonância com as abordagens mais recentes.
Pioneiro em tratamentos inovadores das doenças prostáticas, Dr. Flávio foi convidado pela Associação Europeia de Urologia (EAU), sendo único urologista brasileiro com performance nos eventos Masterclass, realizados na Alemanha e França.
O Know-how também se atribui por conta do seu conhecimento e atuação acadêmica, uma vez que Dr. Flávio Heldwein é professor de ambos os cursos de Medicina da Grande Florianópolis, UNISUL e UFSC. O Dr Heldwein tem pós-graduação em urologia oncológica no mundialmente reconhecido Instituto Montsouris da Université de Paris 5 – René Descartes onde obteve seu Ph.D. em tese apresentada em câncer de próstata dos casos de prostatectomia radical laparoscópica e robótica.
Números
Em sua trajetória como profissional da urologia, Dr. Flavio já realizou mais de 9000 cirurgias e tem extensa experiência em cirurgia urooncológica avançada. A vida profissional bem sucedida é composta ainda pela publicação de mais de 70 trabalhos científicos e mais de 10 premiações na área. Pioneiro em tratamentos minimamente invasivos da próstata, Dr Flavio foi o primeiro urologista brasileiro a realizar uma prostatectomia radical robótica com o robô DaVinci, em fevereiro de 2008). Outro feito lhe conferiu o titulo de primeiro médico a realizar a prostatectomia assistida pelo robô AESOP, na capital catarinense, em 2011. Também nas doenças benignas, fez a primeira ablação prostática, com a primeira geração do laser GreenLight (out/07) como tratamento para o crescimento prostático. Seu conhecimento prático e teórico acabou por motivar e incentivar seus alunos, premiados em 1º e 2º lugares em congresso da SBU.
Atuação
É urologista do Hospital BaiaSul (Florianópolis) e do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo), onde realiza as prostatectomias robóticas. “Minha prática se concentra em duas subáreas: urologia oncológica e andrologia. Considero que ter uma relação médico-paciente significativa e forte é à base da Medicina, de vital relevância no tratamento de pacientes com câncer. Tais doenças envolvem, frequentemente, toda a família. Nos hospitais em que trabalho, eu posso oferecer tratamento personalizado e de última geração para meus pacientes, em um ambiente acolhedor com minha equipe que tenho orgulho em participar”, pontua Dr. Heldwein.
Recentemente, foi convidado para a inauguração do moderno centro de Treinamento em Cirurgia Robótica do Albert Einstein. “_O trabalho que está sendo realizado no Albert Einstein oferece avanços médicos de ponta e abordagens inovadoras de tratamento para o câncer. Sou muito grato à nossa equipe pela oportunidade de trabalharmos juntos no avanço de novas terapias”, disse o Dr. Flávio.
Matéria por
Flavio Lobo Heldwein
Urologia CRM/SC 9875 | CRM/SP 195036 | RQE 6858 | Florianópolis