CAPSULITE ADESIVA DO OMBRO

ORTOPEDIA

CAPSULITE ADESIVA DO OMBRO

A capsulite adesiva também conhecida popularmente como ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro e gera dor seguida de limitação dos movimentos do ombro. Não se sabe o motivo real da doença, porem existem fatores que predispõem o seu aparecimento: stress, diabetes mellitus, hipotireoidismo, derrames cerebrais (AVC), outras doenças do ombro como rupturas tendinosas, cirurgias, dentre outras causas. A doença começa com um desconforto na região do ombro, que vai evoluindo para uma dor crônica e limitante.

É dividida em 3 fases :

1ª fase - Fase Dolorosa (dura de 2 a 9 meses): ocorre devido ao processo inflamatório.

2ª fase - Fase de Congelamento (dura de 4 a 12 meses ): característica prevalente é rigidez articular, ocorre devido as aderências causadas na cápsula articular provocadas pela inflamação da fase anterior.

3ª fase - Fase de Descongelamento (dura de 9 a 15 meses): ocorre ganho gradativo da amplitude de movimento.

É uma inflamação de origem neurogênica, ou seja, é causada por hiperatividade do nervo supra escapular- o qual libera nas suas terminações nervosas substâncias inflamatórias chamadas de citocinas. Apesar de ser uma doença que tem cura espontânea mesmo sem tratamento, o ciclo demora em média 2 anos e é muito incapacitante. Portanto deve ser tratada por profissional especializado , a fim de aliviar os sintomas e abreviar sua duração.

 

Matéria Por

Breno Calgaro De Carvalho

Ortopedia e Traumatologia

CRM/SC 8783 | RQE 4708 | TEOT 9115 | Florianópolis

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional