A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo médico coloproctologista. É a parte da medicina direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso (cólon), intestino delgado, reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica de doenças do intestino grosso.
Esta especialidade médica poderia parecer recente, mas tem na realidade, uma história de mais de cinco mil anos, incluindo inúmeras técnicas operatórias e vários instrumentos cirúrgicos. Todas as culturas antigas fazem menções à proctologia, de forma mais ou menos explícita.
O coloproctologista é o cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e acompanhamento de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento prévio em cirurgia geral. Trata doenças como: hemorroida, fissura anal, abscesso anorretal, fístula perianal, lesões pós- -cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular dos cólons, cisto pilonidal e doenças intestinais inflamatórias, tais como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn.
Além dos exames clínicos habituais, realiza também anuscopia, retossigmoidoscopia e a videocolonoscopia, em que é introduzido no intestino, por via anal, um fino tubo, altamente flexível, contendo em sua extremidade uma câmera que visualiza todo o intestino grosso e transmite imagens para um monitor de televisão, o qual pode alcançar até a junção entre o cólon e o intestino delgado.
Muitos pacientes ficam em dúvida, diante de tantas especialidades médicas, qual especialista que eles devem procurar quando têm sintomas anais e intestinais. Duas áreas que geram dúvidas e confusões são a coloproctologia com a urologia. O urologista trata das doenças relacionadas aos rins, ureteres, bexiga, e das doenças que acometem o aparelho genital masculino formado pelos testículos, vesículas seminais, ducto deferente, próstata e pênis. O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o canal anal e o urologista utiliza para diagnosticar doenças da próstata. Esse exame é o principal motivo de equívocos. Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.
Sendo assim, para investigar, prevenir e tratar as doenças dos intestinos, reto e ânus consulte um coloproctologista.
Matéria por
Marlus Tavares Gerber
Coloproctologia CRM/SC 15893 | RQE 13723 | Florianópolis