CIRURGIA

Urocad consolida credibilidade também em Cirurgia Digestiva

Comandada pelo médico Dr. Diogo Campos Tamiozo - CRM/SC 15999 RQE 11.567, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, o UROCAD - Instituto Catarinense de Urologia e Cirurgia Digestiva é referência na prestação de serviços destinados ao atendimento urológico e de cirurgia digestiva. No espaço também atua a médica Cibele Vargas da Silva - CRM/SC 14527 RQE 8195, especialista em Cirurgia Geral. A clínica tem como um dos focos a prevenção e o tratamento de doenças cirúrgicas abdominais, doenças benignas e malignas do aparelho digestivo. Um exemplo de cirurgia realizada pela equipe do Urocad é a Herniorrafia Inguinal Videolaparoscópica. Tal intervenção se dá mediante uso uma câmera posicionada através de um pequeno orifício na parede abdominal. A técnica garante melhor visualização das estruturas envolvidas, possibilitando ao médico maior precisão em reparar os defeitos herniários de dentro do abdômen. São vários os pontos que favorecem este tipo de cirurgia, dentre os quais a diminuição da dor pós-operatória, permitindo alta hospitalar precoce e retorno às atividades físicas habituais em menor intervalo de tempo. Além disso, a incidência de infecção na ferida operatória é reduzida, uma vez que a incisões são pequenas. A correção da hérnia inguinal por laparoscopia traz a mesma segurança e efetividade que o tratamento cirúrgico convencional e ainda adiciona o conforto da cirurgia minimamente invasiva. Outro tratamento realizado por meio da videolaparoscopia é a retirada da vesícula biliar – responsável pelo armazenamento da bile. Dentre as doenças que mais comumente afetam este órgão temos a formação de cálculos biliares (“pedras na vesícula”), que podem causar dores intensas e sérias complicações como infecções, obstrução do ducto biliar, pancreatite e até mesmo o câncer. A Colecistectomia Videolaparoscópica é uma técnica relativamente recente. Iniciou em 1987 na França e desde então se tornou o procedimento padrão para esse tipo de cirurgia, pois reduz significativamente a dor pós-operatória, além de permitir que o individuo receba alta após 24h, podendo voltar às atividades normais uma semana depois da operação.

Cirurgia Bariátrica

Uma das técnicas mais eficientes na perda de peso e reestabelecimento da saúde, a cirurgia bariátrica vem se aprimorando nos últimos anos e é um dos procedimentos mais realizados pela equipe de cirurgia digestiva do UROCAD. O destaque se dá para a intervenção mista, conhecida como Gastroplastia em Y-de-Roux, que altera o tamanho e a capacidade do estomago em receber alimentos, e muda expressivamente a absorção dos nutrientes em nível de intestino delgado. Outra técnica que merece atenção é a cirurgia de Sleeve gástrico, opção de intervenção primária principalmente em pacientes super obesos, como primeiro tempo da cirurgia duodenal- switch ou como procedimento único. Trata-se de um procedimento reconhecido da cirurgia bariátrica, também realizado por videolaparoscopia. “Ela tem ganhado muitos adeptos entre médicos e pacientes por ser uma cirurgia menos radical, porém suas indicações são individualizadas para que o sucesso do tratamento seja alcançado e ofereça ótimos resultados em termos de perda de peso”, completa Dr. Tamiozo.

Pequenos Procedimentos

Especialista em Cirurgia Geral, Dra. Cibele Vargas da Silva, também oferece serviços destinados a pequenos procedimentos, na sala de procedimentos instalada dentro da clínica. As Pequenas Cirurgias ou Cirurgias ambulatoriais são procedimentos de menor complexicidade, realizados sob anestesia local, com curta duração e sem necessidade de internação hospitalar. Tem finalidade diagnóstica ou terapêutica, eventualmente utilizadas com intenção estética ou reparadora. Alguns exemplos são: retirada de nevos (pintas), cistos, lipomas, pequenos tumores benignos e malignos de pele e mucosa, corpos estranhos (farpas, cacos de vidro), granulomas, tratamento de onicocriptose (unha encravada), cauterização com nitrogênio liquido de verrugas, biópsias, correção de lóbulo da orelha e reparo de pequenas cicatrizes.

Outros Tratamentos

Além dos anteriormente mencionados, o UROCAD dispõe ainda de tratamentos como: câncer de estômago, pâncreas, esôfago, fígado, doenças malignas e benignas de todo o sistema digestivo. 

 

Ver perfil

Matéria Por

Diogo Tamiozo

Cirurgia do Aparelho Digestivo

CRM/SC 15999 | RQE 11567 | Florianópolis

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS