Prevenindo e tratando o envelhecimento da face: Harmonização Facial

Prevenindo e tratando o envelhecimento da face: Harmonização Facial

A face é nossa “interface” de comunicação com outros seres humanos e com o mundo ao nosso redor.

Largamente explorada pelas artes, durante centenas de anos, artistas pintaram faces que foram eternizadas em nossa cultura, como a famosa Mona Lisa. No sentido prático, biológico, o ser humano interpreta características da face para escolher um parceiro, analisando os ângulos e formatos do rosto à procura de sinais de fertilidade.

O envelhecimento, processo natural que ocorre para todos os seres vivos, acontece igualmente na face. Há uma reabsorção óssea e de gordura, principalmente ao redor dos olhos, levando a uma expressão cansada, e também na região dos lábios, nariz e queixo, levando ao “sorriso triste”, perda do volume e contorno dos lábios e encurtamento deste terço inferior do rosto, dando um aspecto envelhecido. Além disso, aparecem o “bigode chinês” e as rugas de expressão na testa e próximo dos olhos, fazendo com que o paciente aparente estar sempre bravo.

Nesse contexto, a dermatologia estética, também chamada de cosmiatria, evoluiu muito. A ideia que a maioria dos pacientes tem de rostos “congelados pelo botox”, sem expressão, ou de lábios deformados por excesso de volume, ficou no passado. Hoje, busca-se o natural, uma fisionomia mais descansada, leve, porém sem indicar que o paciente fez procedimentos. E as principais técnicas para atingir esses objetivos são o uso da toxina botulínica e do ácido hialurônico.

Por meio do preenchimento com ácido hialurônico, em pontos específicos da face, o dermatologista consegue obter efeito de lifting imediato, sem necessidade de bisturi ou técnicas invasivas, promovendo uma melhor harmonização da face, melhorando a simetria e valorizando os pontos fortes de cada rosto.

O ácido hialurônico (um gel transparente, presente naturalmente na nossa pele) pode ser aplicado para melhorar o contorno mandibular, melhorar o formato do queixo, evidenciar as maçãs do rosto, estruturar melhor a região malar, minimizar sulcos e rugas (bigode chinês, rugas de expressão, “códigos de barras”, etc), devolver o volume e contorno perdidos dos lábios, dentre diversas outras indicações.

O Preenchimento Facial não faz cortes na pele, já que a substância aplicada para resolver os problemas relatados pelo paciente (rugas e linhas de expressão) é introduzida direto na pele por meio de pequenas injeções, indolores com o uso de cremes anestésicos.

O procedimento é indicado para o sexo masculino e feminino, lembrando sempre de que deve ser sugerido e realizado por um profissional médico dermatologista qualificado.

Já a toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma medicação utilizada para relaxar músculos específicos da face, amenizando linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha nos cantos dos olhos e linhas horizontais na testa são alguns exemplos de uso da toxina botulínica. A aplicação é feita através de pequenas injeções na pele, indolores, e os resultados começam a ficar visíveis entre 3 a 5 dias após o procedimento.

O mais importante nesses dois tratamentos é o fato de serem preventivos. Isto porque, quando reposicionamos estruturas da face que haviam “desabado” com o envelhecimento, ou relaxamos músculos que causam “vincos” na pele, estamos basicamente revertendo e retardando o desgaste sofrido na face pela ação do tempo, do ambiente (sol, poluição) e de comportamentos nocivos (fumo, ingestão de álcool em excesso, noites mal dormidas, estresse). Devido a tudo isso, é importante iniciar os cuidados com o rosto precocemente, se possível antes que essas alterações aconteçam. A idade ideal de início é em torno dos trinta anos, quando aparecem os primeiros sinais do envelhecimento na pele, buscando tratar e prevenir esses sinais sempre de forma natural e discreta, não alterando a fisionomia da paciente. No entanto, pacientes com mais idade também podem se beneficiar dessas intervenções, buscando sempre a naturalidade e harmonia da face, salientando os pontos fortes de cada um.

Para saber quais tratamentos são indicados para você, procure sempre um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD.

Ver perfil

Matéria Por

VANESSA MELLO TONOLLI

Dermatologia

CRM/SP 145.401 | RQE 47620 | Bauru

Deixar Comentário