Periodontia

Periodontia

É a especialidade da odontologia que previne e trata as doenças dos tecidos de proteção (gengiva) e sustentação dos dentes, ou seja, da gengiva, osso e ligamento periodontal que circundam os dentes. A Periodontia é a base para toda a prática da Odontologia, ela está relacionada com a Prótese, Implante, Dentística (Restauração e Estética), Endodontia (Canal), Ortodontia e outras.

O que são Doenças Periodontais?

As Doenças Periodontais consistem em processos Inflamatórios, de origem infecciosa, que acometem os tecidos de proteção (gengiva) e os tecidos de sustentação (osso, cemento e ligamento periodontal) do dente. Quando a doença afeta somente a gengiva, temos a GENGIVITE e, quando a doença atinge os tecidos de sustentação, temos a PERIODONTITE.

O principal causador dessas doenças são os micro-organismos presentes no BIOFILME DENTÁRIO (PLACA BACTERIANA), que provoca uma reação Imuno- inflamatória nos tecidos periodontais, levando à destruição dos dentes e consequentemente sua perda. Vários outros fatores podem colaborar para o desenvolvimento dessas doenças, facilitando o acúmulo de Placa Bacteriana ou modificando a resistência imunológica do organismo.

O fumo (tabagismo), próteses mal adaptadas, má higiene, apinhamento dentário, excesso de restauração, materiais pouco polido, aparelho ortodôntico, respirador bucal, fatores genéticos, medicamentos (anticoncepcionais, anticonvulsivantes), diabetes, estresse. A Periodontite é a principal causa de perda de dentes nos adultos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as doenças periodontais atinjam 35% da população mundial, entre adultos a projeção é de que 50% sejam afetados.

Os dados são preocupantes, pois suas consequências podem ser graves, desde a perda dos dentes a influências com outras doenças crônicas como, Diabetes, Lesões Articulares, Endocardite Bacteriana, AVC, Infarto, Doenças Pulmonares e, em Gestantes, pode induzir ao parto prematuro ou bebê de baixo peso. A literatura é vasta neste capítulo que chamamos de MEDICINA PERIODONTAL, onde estuda a interação entre as Doenças Periodontais e a Saúde Sistêmica do Indivíduo. Até o momento, conclui- se que a Periodontite pode colaborar para o desenvolvimento destas doenças ou influenciar no seu andamento, consequentemente prejudicar seu controle. Por se tratar de uma doença inflamatória e bacteriana, os produtos liberados pela inflamação e a entrada das bactérias constantemente na corrente sanguínea podem colaborar para estas complicações.

O tratamento varia de acordo com o estágio na qual a doença se encontra. Se for no estágio de Gengivite, os danos podem ser revertidos por meio de uma escovação correta e do bom uso do fio dental. Em estágios mais avançados, onde temos a Periodontite diagnosticada, dependendo do grau de destruição e a saúde geral do paciente, pode-se realizar tratamentos que vão desde a descontaminação através de rigorosas raspagens e alistamento das raízes dos dentes comprometidos associado a medicamentos, LASER através da Terapia Fotodinâmica, onde uma droga sensível é aplicada no local afetado e, quando a luz LASER entra em contato com esta droga, reações fototóxicas levam à destruição das células bacterianas ou cirurgias para remoção das bolsas profundas, visando descontaminar e regenerar os tecidos perdidos com enxertos ósseos e gengivais.

A remoção da causa, prevenção com técnicas de escovação efetivas, associado ao uso do fio dental e educação em saúde, é a principal conduta frente ao tratamento das doenças periodontais. Visite o Periodontista regularmente, procure orientação sobre sua saúde bucal, ampliando sua visão e conhecimento, tanto no aspecto preventivo, quanto na modernidade dos tratamentos.

Ver perfil

Matéria Por

Julio Leal Villela Garcia

Odontologia

CRO/SP 73.370 | Araçatuba

Ver perfil

Matéria Por

Vanessa Rodrigues do Prado Garcia

Odontologia

CRO/SP 77.390 | Araçatuba

Deixar Comentário