Aprendendo sobre Artrite Reumatoide

Aprendendo sobre Artrite Reumatoide

A Artrite Reumatoide é uma doença reumatológica caracterizada por inflamação das articulações, manifestando-se por dor, inchaço e dificuldade de movimentação da articulação acometida. Pode acometer varias articulações, sendo as principais as articulações das mãos, punhos, pés, tornozelos e joelhos.

A Artrite reumatoide pode causar deformidades?

A Artrite Reumatoide é uma doença que se não tratada pode ocasionar deformidades nas articulações acometidas, gerando importantes limitações e perda funcional principalmente porque acomete na maioria dos pacientes as mãos e os pés.

O que causa a Artrite Reumatoide?


Estudos mostram a partipacão genética no desenvolvimento da Artrite Reumatoide, porém este determinismo genético não é absoluto. O que implica dizer que pode ocorrer artrite reumatoide em pessoas que não tem histórico familiar da doença e da mesma forma o fato de ter familiares com a doença não determina obrigatoriamente o desenvolvimento da Artrite Reumatoide nos demais indivíduos desta família.

A
Artrite Reumatoide tem cura?

A Artrite Reumatoide é considerada uma doença crônica (não tem cura), e após corretamente diagnosticado deve-se iniciar o tratamento visando alívio da dor e melhoria da qualidade de vida do paciente, além de, prevenir o desenvolvimento de deformidades.

Como é feito o diagnóstico de Artrite Reumatoide?

O diagnóstico de Artrite Reumatoide é feito com base no quadro clínico do paciente com apresentação de artrite de várias articulações, acometendo preferencialmente mãos e pés e de caráter simétrico, associado à avaliação de exames laboratoriais e de imagem que demonstrem este processo inflamatório articular.

Todo Paciente com Artrite Reumatoide tem que apresentar o Fator Reumatoide positivo?

O exame chamado Fator Reumatoide é usado para avaliar a possibilidade do diagnóstico de Artrite Reumatoide porém pode-se encontrar portadores de artrite reumatoide com este exame negativo. Da mesma forma pode-se encontrar pessoas saudáveis que apresentem o Fator Reumatoide positivo. Portanto este exame não é específico para Artrite Reumatoide.

Qual o tratamento da Artrite Reumatoide?


O tratamento da Artrite Reumatoide envolve medicamentos que promovam a resolução do processo inflamatório e com isto cessando a dor e evitando as deformidades. Anti-inflamatórios e corticoides apesar de ajudar na dor não tem a capacidade de sozinhos resolver a inflamação, sendo então sempre necessário para o tratamento da artrite reumatoide associar outras medicações antirreumáticas.

É necessário dieta especial para quem tem Artrite Reumatoide?

Recomenda-se dieta saudável com o intuito de evitar o ganho de peso ou até mesmo proporcionar perda de peso nos pacientes obesos. Não há contraindicação específica a determinado alimento.

Ver perfil

Matéria Por

Raphael Ovidio

Reumatologia

CRM/MS 5320 | RQE 3788 | Dourados

Deixar Comentário