Checkup Vascular

As doenças vasculares, muitas vezes, são silenciosas e seus sintomas só aparecem num estágio avançado. Nos indivíduos que apresentam fatores de risco (idade > 55 anos, tabagistas, hipertensos, colesterol elevado, diabéticos, sedentários, história familiar de trombose) a chance de ter uma patologia circulatória é maior.

Saiba o que é :

Pé diabético

O diabetes mal controlado causa ao longo do tempo, alterações no sistema nervoso periférico e a pessoa perde a sensibilidade dos pés, ocasionando ferimentos que não cicatrizam. Se não tratado pode até gerar amputações.

Acidente Vascular Cerebral

O AVC, também chamado de derrame, ocorre quando há obstrução ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro. O derrame de natureza isquêmica é o mais comum (falta de fluxo sanguíneo cerebral). Importante efetuar a pesquisa de doença carotídea.

Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)
 
Caracteriza pela dificuldade na passagem do sangue devido à formação de placas de gordura na circulação. Um dos sintomas é a dor intensa na panturrilha ao caminhar.

Aneurisma de aorta

É a dilatação anormal da parede da aorta, que ao se romper pode causar a morte. Essa patologia, acomete 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos.

Aneurisma periférico

É a dilatação anormal da parede das artérias periféricas, como a dos membros superiores e inferiores. A ruptura é mais difícil, porém pode ocorrer a formação de um coágulo que impede a passagem de sangue, ocasionando sintomas.

Trombose venosa profunda
 
Doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias. Em 90% dos casos, as veias dos membros inferiores são acometidas. Os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor.

O objetivo do Checkup Vascular é diagnosticar, na fase inicial, as doenças circulatórias. A medida mais eficaz para evitar esse grave cenário e as suas danosas consequências, é a prevenção. Procure um cirurgião vascular para verificar se há algum fator de risco para o desenvolvimento dessas condições.

Ver perfil

Matéria Por

Alexandre Acosta Duarte

Cirurgia Vascular

CRM 6571 | RQE 3763 | Dourados

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS