Muitas vezes o choro do bebê está relacionado a uma unha encravada que inflamou. A solução é recorrer a um especialista em Podologia Infantil.
A técnica é muito eficaz no tratamento do problema, desencadeado principalmente por conta de cortes irregulares da unha, calçados e roupinhas justas ou constante atrito do pezinho no bebê-conforto, cadeirinhas e carrinhos. A herança genética também é uma das causas. ‘’Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos.
A Podopediatria, podologia infantil, age no diagnóstico e tratamento da saúde dos pés das crianças, de zero e doze anos. Dedicado a assegurar seu bom desenvolvimento, durante o crescimento, com a prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos. Desde unhas encravadas, até distúrbios da maneira de caminhar trazidos pelos conhecidos ‘’pés chatos’’.
Na maioria das vezes, as alterações nos pés são herdadas, mas também existem casos em que surgem devido à posição que a criança adota ao dormir ou podem também iniciar na gestação devido à posição fetal em que se encontram as pernas. Os pés dos bebês são muito macios e flexíveis, qualquer pressão anormal causa deformidades e isso será notado apenas quando a criança começar a andar. A pressão anormal causa deformidades e isso será notado apenas quando a criança começar a andar. A utilização dos macacõezinhos que pressionam os pés pode aumentar a incidência dessas deformidades.
Os três primeiros anos são muito importantes, pois estabeleceram a forma básica dos pés. É preciso uma preocupação especial às extremidades dos pés dos recém-nascidos, pois é um local onde se recebe e perde-se mais calor.
Os aparentes defeitos nos pés durante os primeiros anos são naturais e devem ser normalizar. Porém, se no terceiro ano a criança apresentar algum mal estar, é a hora de procurar um podólogo.
Matéria por
Barbara Guerreiro
Podologia