Razões para Implantes Dentários

Razões para Implantes Dentários

O objetivo da Odontologia moderna é restabelecer o paciente com contorno, função, estética, conforto, fonação e saúde normais. O que torna a implantodontia única é a habilidade em atingir esse objetivo, independentemente da atroa, doença ou injúria que envolve a mandíbula ou maxila.

O uso dos implantes dentários oferecem muitas vantagens, se comparados ao uso de próteses removíveis tradicionais. O paciente desdentado pode ser incapaz de apresentar uma função normal, ter conforto ou falar adequadamente com uma prótese removível tradicional; por outro lado, os implantes dentários podem fazer com que todas as funções quem próximas da normal. Na maioria dos casos a fala é di- cultada pelas próteses tradicionais porque a língua e a musculatura acabam sendo usadas para evitar com que a prótese inferior se movimente. A prótese suportada por implantes é estável e não necessita dos esforços da musculatura. Além disso, as próteses implanto-suportadas não se movimentam durante a função resultando em melhoras no desempenho mastigatório e na propriocepção oral, inuenciando na alimentação.

Outra vantagem é com relação à estética, a face do paciente desdentado é afetada pelo resultado da atroa óssea e muscular, sendo que essa situação poderia levar a mudanças faciais irreversíveis. Os implantes dentários permitem uma função muscular normal e estimulam o osso a manter o seu tamanho de uma maneira parecida aos pacientes que apresentam dentes naturais sadios. Como resultado, as características faciais não são comprometidas, como geralmente acontece no caso das próteses removíveis. As próteses implanto-suportadas apresentam uma estética mais favorável, mais próxima da dentição natural, e ainda possuem um maior tempo de vida tendo uma reabilitação mais permanente.

Além dos implantes dentais trazerem uma melhora com relação à estética e a funcionalidade, todas essas vantagens acabam inuenciando na saúde psicológica do paciente trazendo um aumento da autoestima e bem-estar, melhorando consideravelmente a qualidade de vida.

Ver perfil

Matéria Por

Felipe Rosetti Bernabe

CRO 19882 | Londrina

Deixar Comentário