Doze por Oito ou 120/80 Milímetros de Mercúrio (mmHg.)

Doze por Oito ou 120/80 Milímetros de Mercúrio (mmHg.)

Se você pensou que se trata de um novo imposto (a nossa cultura assim se expressa quando vê números), não, não é. Estamos falando em controle da Pressão Arterial (PA).

Parece que quando mais passa o tempo, mais rigoroso se torna esse controle, e é verdade, em decorrência dos trabalhos científicos visando à melhora da sobrevida de nossa população e hoje em dia também o que chamamos de QUALIDADE DE VIDA, ou seja, não adianta você estar vivo se essa vida não vale a pena ser vivida.

Posso estar caminhando dentro de um shopping center, olhando ou comprando; posso jogar uma bola, com meus amigos; tenho gosto pela comida; minha atividade sexual está ótima; posso me comunicar com as pessoas com uma boa fala, em qualquer boteco ou reunião; enfim, posso levar uma vida normal, podendo ser feliz, APESAR DE ESTAR DOENTE com pressão acima de 12/8? Porque deveria ser um doente e estar restrito a uma cadeira de roda, com “zero” de vida sexual, depender de outra pessoa para me lavar, limpar meu cocô, colocar a sonda para urinar, estar tendo repetidamente infecção urinária em decorrência da sonda enfiada permanentemente na uretra, movimentar apenas os olhos para seguir um jogo de futebol... chega né!

Dizia que o controle da PA está cada dia mais rigoroso, inclusive com campanha em nível nacional pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, por causa principalmente da qualidade de vida.

Os trabalhos científicos nos dizem que à medida que sobe a pressão acima do 12/8, os problemas também aumentam proporcionalmente e diretamente. Problemas estes relacionados principalmente ao derrame cerebral conhecido também como AVC, sigla de acidente vascular cerebral, infarto no coração.

O que mencionei sobre estar restrito a uma cadeira de roda, são decorrência do derrame, AVC, e sabe por quê? Porque, não sabia que tinha pressão alta, porque sabendo se negou a usar a medicação, porque esses problemas só acontecem com o vizinho, por NÃO TER SINTOMAS. Aliás, pegando esse gancho, um dos maiores problemas do por que a pessoa não usa o remédio é que na grande maioria das vezes a pressão alta é assintomática, talvez esta seja uma das causas de não se usar a medicação.

Pergunto, por que você tranca sua casa com chave quando sai. Respondo, para prevenir um mal maior. Não valeria a pena também trancar a PA elevada em uma redoma fechada?.

Matéria Por

Luis Javier Miranda Mc Nally

Cardiologia

Deixar Comentário