Goji Berry e suas propriedades funcionais

Chá-verde, óleo de coco, chia... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha a alcunha de emagrecedor milagroso. Por isso hoje, o posto é sobre o goji berry, uma fruta bastante apreciada na China e que desembarcou recentemente por aqui. Nascida nas montanhas do Tibete, a goji berry lembra a pimenta-de- -cheiro, por seu vermelho vivo. Mas seu sabor não é nada picante. Apesar de seu diminuto tamanho, ele contém pelo menos 20 aminoácidos, além vitaminas e antioxidantes numa quantidade muito acima de outras berries, como a amora.

Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa. 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contêm 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

Devido às suas propriedades antioxidantes, essa fruta é utilizada como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, pois é riquíssima inclusive no antioxidante zeaxantina, que estudos mostram agir contra a perda de visão em idade avançada, do sistema neurológico e imunológico, além de possuir propriedade anticancerígena e antienvelhecimento e mantendo um consumo regular o resultado será um aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse.

O Goji também tem sido usado na china para o tratamento de Diabetes Mellitus por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina e suas propriedades também previnem doenças no fígado e os danos vasculares freqüentemente vistos em diabéticos.

Já o ácido graxo chamado linoléico ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. A poderosa fruta vermelha ainda possui grande quantidade de fitonutrientes chamados betaína e germânio, minerais altamente anti-cancerígenos.

Como Consumir

O goji berry pode ser encontrado fresco, seco e em forma de cápsulas. E para que consiga alcançar seu efeito medicinal, a dosagem diária recomendada é 30g a 40g de uma colher de sopa ao dia, em saladas, frutas ou iogurte, por exemplo. E como é fonte de energia, o ideal é que o goji berry seja ingerido preferencialmente pela manhã e antes de atividades físicas. Se optar pela versão desidratada, é interessante que a pessoa consuma a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.

Opção de duas receitas para você introduzir o goji Berry no seu dia a dia.

- SUCO REJUVENECEDOR

Esse suco promove saúde e vigor para o dia a dia, além de preservar a pele e melhorar o metabolismo. 

Ingredientes:
 
• ½ xícara (chá) de goji erry hidratada
• ½ colher (sopa) de raspas de laranja 
• ½ colher (sopa) de gengibre ralado 
• 1 colher (sopa) de mel
• 1 xícara (chá) de água de coco
 
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um purê. Misture a água de coco e o gelo. 

- MOUSE DE IOGURTE COM O GOJI BERRY

Ingredientes:

• ½ xícara (chá) de goji desidratada 
• 1 pote de iogurte desnatado 
• 1 caixinha de creme de leite (200 g)
• 2 envelopes de gelatina incolor e sem sabor
• 1 xícara (chá) de leite desnatado 
• 5 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão 

Modo de preparo: Deixe o goji na água por 30 minutos. Dissolva 1 pacote da gelatina em 300 ml de água, baixe o fogo e misture o goji e 3 colheres (sopa) de adoçante. Reserve. Bata os outros ingredientes com 2 colheres (sopa) de adoçante até conseguir uma mistura homogênea. Distribua a gelatinas em taças e despeje a mistura cremosa. Deixe na geladeira por 5 horas. Sirva gelado. 

Rendimento: 9 porções 
Tempo de preparo: 50 minutos
Calorias: 130 por porção

Matéria Por

Kelen Nadaleti

Nutricionista

CRM 4309 | Costa Oeste

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS