Hoje em dia, homens e mulheres cada vez mais aderem a depilação a laser. E não é só no verão que aumentam as buscas por meios cada vez mais eficazes de depilação. A preocupação com a pele e o corpo dura o ano todo. A depilação a laser é um método que além de eliminar os pelos definitivamente, acaba com os pelos encravados, foliculites e regiões escurecidas após anos de depilação convencional.
Na depilação definitiva, o laser age diretamente na melanina, pigmento responsável pela coloração dos pelos. O tratamento funciona com uma média de 8 sessões, com um intervalo de pelo menos 45 dias entre uma sessão e outra. Os resultados podem ser vistos logo após a primeira aplicação do laser na região, com o nascimento mais escasso de pelos e diminuição da foliculite.
Quem pode fazer depilação a laser?
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia em depilação a laser, todos os tipos de pele já podem realizar este tão sonhado tratamento, desde as peles mais brancas e até mesmo as peles mais morenas, pois existem equipamentos com ultra resfriamento de ponteira, estes evitam que o laser aqueça excessivamente a pele. A restrição está nas características dos pelos de cada pessoa, o laser não tem eficácia em pelos brancos, loiros, ruivos ou em pelos muito finos (penugem), pois estes tipos de pelos apresentam pouca melanina (pigmento que dá cor aos pelos e atrai laser até o folículo piloso).
Diferente do que muita gente acha, o processo não é indolor, porém é bem suportável. A sensação de desconforto varia de acordo com o tipo de pele, sensibilidade de cada pessoa e a área onde o laser será aplicado.
Dicas para quem quer realizar a depilação a laser:
• Para poder realizar a primeira sessão é necessário que a última depilação com cera (ou qualquer método que arranque a raiz), tenha sido há mais de 45 dias, não podendo mais usar estes métodos, durante todo o tratamento;
• PROIBIDO exposição ao sol, bronzeamento artificial e cremes autobronzeadores quinze (15) dias antes e quinze (15) dias após cada aplicação, nem mesmo usando protetor solar;
• Usar protetor solar de no mínimo fator 30. Mesmo sem exposição direta ao sol nos 15 dias que antecedem e 15 dias após a aplicação;
• É permitido RASPAR os pelos entre as sessões com lâmina ou cremes depilatórios, o uso de métodos que arranquem a raiz do pelo prejudicará o resultado da próxima sessão;
• É OBRIGATÓRIO raspar os pelos 1 dia antes ou no mesmo dia da aplicação do laser;
• O uso de pomada anestésica antes da aplicação a laser (pomada anestésicaDermomax®) é opcional;
• O paciente pode adquirir corticoides tópicos (a serem indicados) ou outro creme calmante à base de aloe vera para uso durante as 48 horas após o laser.
• Em caso de intercorrências devido à aplicação do laser, a clínica conta com assistência médica para consulta (sem custo adicional).
• Em caso de gravidez durante o tratamento, só será permitida a depilação a laser com autorização prévia por escrito e carimbada do obstetra responsável.
Matéria por
Ana Leticia Dian Pegorini Nunes
Fisioterapeuta CREFITO: 8/110574 | Maringá