Presbiacusia: Perda auditiva relacionada a idade

OTORRINOLARINGOLOGIA

Presbiacusia: Perda auditiva relacionada a idade

A cada dia mais pessoas estão utilizando os benefícios das próteses auditivas (AASI) pois diminuem ruídos indesejáveis no Sistema Auditivo, amplificam o potencial auditivo de quem as coloca. A média de idade do Brasileiro está em torno de 74 anos, por isso o quadro clínico de algumas patologias tem se tornado mais comum nos consultórios de Clínicos Gerais Otorrinolaringologistas e Geriatras, tais como: Labirintite, Zumbidos e Baixa da Acuidade Auditiva.

Os pacientes com Hipoacusia (dificuldade de audição), que pode ter início a partir dos quarenta anos, devem procurar o otorrinolaringologista para realizar um exame clínico, limpeza quando necessária, e para um diagnóstico preciso necessita de Exames Audiológicos, que complementem a história médica colhida. A Audiometria Tonal, Vocal, Audiometria de Tronco Cerebral, Testes Vestibulares, Imitânciometria, Acufenometria e Eletrococleografia, Exames de Tomografia e Ressonâncias Nuclear Magnética da Região do Osso Temporal e Tronco Cerebral concluem o diagnóstico que poderá ser tratado clínico ou cirurgicamente.

O tratamento clínico com medicamentos podem resolver alguns problemas. Outros diagnósticos podem ter bastante melhora com a colocação de aparelhos auditivos. A cada dia mais pessoas estão utilizando os benefícios das próteses auditivas (AASI) pois diminuem ruídos indesejáveis no Sistema Auditivo e amplificam o potencial auditivo de quem as coloca. Há 30 anos havia muita aversão aos mesmos devido a dificuldade de adaptação que deve ser feita por Fonoaudiólogos capacitados para tanto.

A adesão ao tratamento tem propiciado um convívio familiar e profissional muito adequado e com isso uma melhora na qualidade de vida! Lembramos que a adaptação deve iniciar nas perdas auditivas iniciais pois a discriminação do nervo auditivo, ou seja, das palavras, acontecerá numa intensidade muito melhor.

Ver perfil

Matéria Por

Marcos Pedro

Otorrinolaringologia

CRM/PR: 19.554 e RQE: 12134 | Cianorte

Deixar Comentário