Cuidados com a higiene nasal

PEDIATRIA

Cuidados com a higiene nasal

O hábito de lavar o nariz não faz parte da rotina de todas as pessoas. Mas deveria fazer! É importante saber que lavar as narinas com solução salina é tão importante quanto escovar os dentes. A higiene do nariz evita doenças como sinusite, otite, sangramento nasal e tantas outras doenças virais. Estudos científicos atuais mostram vantagens da limpeza nasal. Visto que os agentes infecciosos que causam as doenças ( vírus ou bactérias) entram no corpo humano pela mucosa respiratória do nariz e da orofaringe.

Ou seja, o nariz é a primeira linha de defesa. Responsável por filtrar, aquecer e umidificar o ar. A mucosa das narinas é repleta de cílios que trabalham colocando as impurezas para fora. Além disso, o ar que é inspirado possui impurezas, assim, é preciso retirar toda a sujeira acumulada e limpar as narinas para que o mecanismo de defesa não seja afetado. Esse aparelho mucociliar é um dos assuntos mais estudados na alergia e na pediatria nas últimas décadas.

Ele é responsável pelo equilíbrio do trato respiratório superior, que sofre ação constante de agentes externos como mudança climática, poeira, ácaros, vírus entre outros. É aconselhável a limpeza de forma preventiva para diminuir o índice de doenças do trato respiratório superior além de proporcionar maior conforto a respiração do paciente. Existem muitas formas de realizar a limpeza, conta gotas, jato contínuo, spray e seringas. Converse com seu médico e escolham a melhor maneira para uma higiene respiratória satisfatória.

Ver perfil

Matéria Por

Lorena Novo

Pediatria

CRM/PR: 30916 | RQE: 20023 | Cianorte

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional