Faça o Tema de Casa
O paciente pode contribuir e muito para o sucesso de seu procedimento cirúrgico capilar. Basta alguns cuidados básicos domiciliares ao longo do processo.
Como a alimentação interfere no cabelo?
Assim como tantas outras estruturas do corpo, a saúde dos folículos capilares, depende de uma dieta rica em nutrientes ao longo de nossa vida. Há muitos elementos essenciais que não podem faltar.
Infelizmente não existe um alimento ou outro específico, que fará com que o couro cabeludo fique mais forte ou desenvolva acima da média. A resposta está no equilíbrio da ingesta dos alimentos.
Uma dieta adequada para os cabelos deve fornecer sais, aminoácidos e energia suficiente. Então ingerir frutas, verduras, proteínas, variadas, seria a melhor forma de fornecer o substrato necessário para o bom crescimento capilar.
Há xampus e loções que se pode usar?
Há diversos cosméticos que podem ser usados com o objetivo de fortalecer os cabelos e minimizar a queda. Muitos deles podem ser usados sem orientação médica, mas o ideal é saber o que está acontecendo antes de iniciar por conta um tratamento.
Usar um xampu antiqueda, e um xampu seborregulador (anti caspa) algumas vezes na semana, permitirá uma melhora da saúde do couro cabeludo e fios. Da mesma forma, tônicos capilares pós banho ajudam no combate a queda capilar.
Mas qual escolher? Há uma infinidade de marcas. Buscar linhas completas facilitam a compra e o tratamento, desperdiçando menos tempo na busca deles. É o caso da linha Raiz Forte, da marca Regenere Therapy.
Há alguma Vitamina especial para o cabelo?
Garantir os nutrientes necessários ao desenvolvimento dos fios é uma boa estratégia. Para isso muitos usam complementos vitamínicos ricos nos principais elementos para o cabelo. Usar estas substâncias por determinados períodos é valido.
Mas deve-se ter atenção antes de iniciar o uso, pois normalmente é necessário suspender temporariamente algumas substâncias antes de procedimentos cirúrgicos como o Transplante Capilar. É o caso da Vitamina E e do Ômega 3.
Antes do procedimento capilar é bem interessante usar uma fonte de nutrientes para garantir o melhor potencial possível do couro cabeludo. O mesmo após o procedimento, para que o resultado seja visto mais rapidamente.
Informe-se com seu médico
Busque em sites confiáveis um médico especialista em Dermatologia ou Cirurgia Plástica. O endereço eletrônico do Conselho Federal de Medicina (www.cfm.com.br) trará essa informação.
Outra dica importante é pesquisar na Associação Brasileira de Restauração Capilar (ABCRC) que engloba os profissionais especialistas e que estão focados no trabalho do Transplante Capilar. Além disso há matérias informativas relevantes sobre o tema.
Matéria por
Márcio André Volkweis
Dermatologia CRM/SC 24164 | RQE 14575 | Chapecó