Você usa muito o Computador?

OFTALMOLOGIA

Você usa muito o Computador?

Os computadores se tornaram indispensáveis para a maioria das funções cotidianas. A sua popularidade e a facilidade de acesso à internet, tem conquistado uma enorme quantidade de profissionais que o utilizam como ferramenta indispensável para o exercício de suas funções. Com isso, aumenta o número de pessoas com sintomas visuais associados ao uso excessivo de computadores. Estas queixas fazem parte da Síndrome Visual de Computador (SVC). 

A Síndrome (SVC) é definida pelo cansaço visual associado ao uso prolongado do computador. Os sintomas incluem olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento; e ainda fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras ou da fronte e dificuldade em conseguir foco. A visão não foi criada para uma tela de computador durante muitas horas. Monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos) nos quais os olhos não conseguem foco.

O usuário de computador tem que “focar e refocar” para manter as imagens bem definidas. Isto resulta em tensão dos músculos oculares. Além disso, a freqüência do piscar diminui o que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço. Condições externas relacionadas à tela do computador, também ajudam a piorar os sintomas oculares: falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor, tela suja e problemas oculares pré-existentes. Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver SVC.

Ver perfil

Matéria Por

ANDRÉIA LAVAGNOLI POLISELI

Oftalmologia

CRM/PR 20021 | RQE 14696 | Campo Mourão

Deixar Comentário