Você está grávida e só pensa em exercícios físicos após o parto para voltar em forma? Conheça os benefícios que exercícios orientados por um Personal Trainer durante a gestação promovem a sua saúde e a saúde do seu bebê.
O crescimento de estudos abordando a importância de exercícios físicos orientados durante a gestação, aumentou o número de praticantes grávidas em diversas atividades. Porém existem dúvidas quanto ao tipo mais indicado de exercício, os riscos e os benéficos de praticá-los no período gestacional.
A gestante deve fazer o pré-natal, realizar exames e ter cuidados orientados pelo médico. É de extrema importância a liberação do médico para a prática de atividades nesse período. Ele saberá orientar sobre como vem se desenvolvendo a gestação e se não existe nenhum fator que impeça a gestante de se exercitar.
Por recomendações médicas, a maioria das praticantes de exercícios iniciam o programa de atividades no segundo trimestre de gestação. Em casos que a mãe já se mantinha ativa e com o consentimento médico, iniciam no primeiro trimestre. O programa de exercícios deve ser planejado, orientado e acompanhado de um Profissional de Educação Física que tenha conhecimentos específicos exigidos nesse período. De maneira geral as gestantes devem realizar atividades de intensidade leve a moderada, de baixo impacto e ter cuidados que cada fase gestacional demanda.
A escolha das atividades e os cuidados devem ser maiores nesse período. Devem ser evitados exercícios de grande impacto, que demandam muita força e equilíbrio, alongamentos exagerados, atividades com bolas arremessadas e podem atingir a barriga. Também não é recomendado exercícios que a gestante fique muito tempo deitada no terceiro trimestre por possível diminuição do fluxo sanguíneo que vai para o bebê.
Podemos citar entre os benefícios, melhora da respiração, diminuição do inchaço, melhora de dores nas costas, fortalecimento de musculaturas mais exigidas nesse período, preparo para o trabalho de parto, redução de risco de pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez), diminuição do estresse, recuperação pós-parto mais rápida, melhor funcionamento do intestino, controle do índice glicêmico em gestantes diabéticas, diminuição do risco de depressão pós-parto, evita a obesidade gestacional, redução de parto prematuro, melhora da condição nutricional do feto, aumento do peso do bebê ao nascer, sensação de bem estar para a gestante e o bebê.
O Personal Trainer irá constantemente avaliar, cuidar, acompanhar, conhecer você e suas reais necessidades. Desfrute desse momento único por meio de hábitos saudáveis e movimentos que trarão disposição, bemestar e conexão entre mãe e filho.
Sempre acreditei nos benefícios ocasionados pela prática regular de exercícios. Nesse momento a gestante tendo o acompanhamento de uma Personal Trainer, posso comprovar.
Tenho mais segurança para realizar tarefas do dia a dia, durmo melhor, tenho mais disposição, mais resistência, senti que até meu humor melhorou. O ambiente da academia é super agradável. Vanessa Thomé Carreira
Matéria por
Camila Rodrigues
Personal Trainer Cref 018346-G/PR | Campo Mourão