Cirurgia de Catarata e Vista Cansada

OFTALMOLOGIA

Cirurgia de Catarata e Vista Cansada

É possível ler de novo sem óculos! Você tem dificuldade para ler um livro, o cardápio do restaurante ou o preço das compras no mercado? Focar as letras na tela do computador é um desafio? Dirigir à noite é uma tarefa árdua, pois as luzes dos carros parecem misturadas e embaçadas? Se uma dessas situações está presente no seu dia a dia, é possível que esteja apresentando duas anomalias da visão que resultam do processo natural de envelhecimento do organismo: Presbiopia e Catarata.

A Presbiopia, conhecida como vista cansada, é a perda gradual da capacidade de focar imagens próximas devido ao envelhecimento de estruturas como cristalino e corpo ciliar. Essa alteração tem início aos 40 anos de idade e aumenta progressivamente com o passar dos anos, proporcionando ao paciente uma dependência cada vez maior do uso de óculos. Uma das principais causas de cegueira no mundo, a “Catarata” costuma dar sinais por volta dos 60 anos.

A opacificação do cristalino, que é uma lente natural do nosso olho, provoca diminuição progressiva da visão, dando a sensação de visão embaçada, perda do contraste das cores e dificuldade visual longe e perto. Pode ocorrer em qualquer idade e são fatores de risco que aceleram a formação de catarata: tabagismo, o diabetes, exposição à luz ultravioleta (UVB), miopia e uso de medicamentos corticoides. Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata é a facoemulsificaçao com implante de lente intraocular.

A cirurgia substitui o cristalino opaco por uma lente artificial transparente, que é implantada dentro do olho e lá ficará permanentemente sem perder sua transparência. As lentes intraoculares são próteses feitas com diferentes materiais, formas e finalidades. As lentes mais modernas da atualidade são as lentes trifocais, que após a cirurgia oferecem uma visão de excelente qualidade e sem uso de óculos para quem foi diagnosticado com catarata e presbiopia.

Devido à sua altíssima qualidade, o grau longe, intermediário e perto pode ser corrigido, o que leva a uma melhora visual importante e proporciona uma independência do uso de óculos em até 80% dos casos. A oftalmologia, a cada ano, tem se caracterizado pela alta evolução tecnológica para fornecer aos pacientes, independente da faixa etária, uma visão de qualidade.

Ver perfil

Matéria Por

Keiti Shirasu

Oftalmologia

CRM/PR: 22464 | RQE: 2157 | Campo Mourão

Deixar Comentário