Atividade física e saúde

CARDIOLOGIA

Atividade física e saúde

Porem, muitas pessoas tem dúvidas sobre os reais benefícios, quantidade a ser realizada e qual avaliação deve ser realizada para iniciar os exercícios físicos. Primeiramente, todos devem ter em mente que a grande maioria dos pacientes beneficiam- se muito das atividades físicas regulares. Através dessas atividades, há uma grande redução da hipertensão arterial (pressão alta), controle do diabetes e dislipidemia (colesterol alto), melhora da auto-estima e, até mesmo, de casos de depressão e ansiedade.

Todos os benefícios são obtidos com no mínimo 30 minutos de atividades físicas três vezes por semana, sendo que quanto maior a quantidade, melhor será o resultado futuro. Dessa forma, devemos sempre que possível estimular essas mudanças de estilo de vida. Entretanto, apesar dos benefícios apresentados, uma avaliação cardiológica antes da atividade física é essencial para o melhor desenvolvimento dos exercícios.

O objetivo principal desta avaliação, realizada previamente ao início da atividade física e periodicamente com sua manutenção, é a prevenção do desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular (DCV) e da morte súbita por meio da proibição temporária ou definitiva da realização de atividades físicas ou do tratamento de condições que possam ser potencialmente fatais e desencadeadas pelo exercício físico. O ideal é que todo indivíduo candidato à prática de exercícios ou esportes em nível moderado / elevado de intensidade, seja submetido, obrigatoriamente, a um exame médico que permita a detecção de fatores de risco, sinais e sintomas sugestivos de doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou do aparelho locomotor.

Isso não significa que, necessariamente, seja obrigado a realizar exames complementares. O médico deve realizar a consulta e exame físico dirigidos para a realização das atividades físicas. Conforme a necessidade, o cardiologista pode indicar demais exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma. O eletrocardiograma é um exame barato e de fácil execução e que pode trazer alguns indícios de uma maior chance de arritmia fatal. Dessa forma, é comum sua realização na consulta médica inicial.

O Teste ergométrico é outro exame de suma importância já que pode demonstrar arritmia ou indícios de lesão coronariana durante o esforço, levando o cardiologista a realizar o tratamento específico antes de liberar para a atividade. Já o ecocardiograma é um exame que pode ajudar no contexto de cansaço aos esforços e / ou sopro cardíaco ao exame físico, por exemplo. Exames laboratoriais são também importantes no contexto de manter um completo equilíbrio metabólico para realização das atividades físicas, sendo realizados exames da função hepática, renal, tireoidiana, hemograma completo (para diagnóstico de anemia) e outros conforme a necessidade de cada um.

Alem disso, existem aqueles pacientes que realizam atividades físicas de elevada intensidade associado ao uso de complementos alimentares que, a longo prazo, podem ser prejudiciais à outros órgãos como fígado e rim. Estes pacientes, devem ter seu acompanhamento muito mais próximo com exames laboratoriais em uma periodicidade maior. Portanto, a atividade física é de extrema importância no contexto de uma saúde física e mental equilibrada levando ao aumento da expectativa e da qualidade de vida. Deve, porém, ter sempre um acompanhamento cardiológico regular para alcançar o máximo do potencial de cada um.

Ver perfil

Matéria Por

João Paulo dos Reis

Cardiologia

CRM/PR: 30504 | RQE: 23238 | Campo Mourão

Deixar Comentário