Novas vacinas em 2016: O que esperar?

Novas vacinas em 2016: O que esperar?

A vacina contra os quatro sorotipos da dengue está prevista para chegada ao país no mês de maio de 2016. Até o momento, não estará disponível na rede pública, apenas na rede privada, será administrada num esquema de três doses para a faixa etária de 9 a 45 anos de idade.

A vacina contra gripe 2016 está prevista para comercialização na rede privada em Abril 2016. A opção da formulação quadrivalente aumenta de forma considerável a efetividade da vacina. São as cepas para este ano:

• Uma cepa viral semelhante ao vírus A/California/7/2009 (H1N1);
• Uma cepa viral semelhante ao vírus A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2);
• Uma cepa viral semelhante ao vírus B/Brisbane/60/2008/;
• Uma cepa viral semelhante ao vírus B/Phuket/3073/2013.

Muitas dúvidas ainda são constantes em relação vacinação antigripal, sendo as mais comuns:

1. Quando a vacina deve ser aplicada? Por quê?

O ideal é vacinar antes da temporada da gripe (o que ocorre geralmente no inverno), tão logo a vacina esteja disponível. Os níveis satisfatórios de anticorpos protetores da gripe são atingidos em até 2 semanas após aplicação da vacina.

2. A vacina é oferecida na rede pública?

Ela está disponível nos postos de saúde apenas para menores de 5 anos, maiores de 60, gestantes e para crianças e adultos portadores de doenças crônicas e para profissionais de saúde na formulação trivalente (3 sorotipos).

3. É preciso se vacinar todos os anos?

Sim. E essa recomendação vale tanto para crianças como os adultos, por conta da queda no nível de anticorpos estimulados pela vacinação do ano anterior e da mutação do vírus influenza.

4. Vacina da gripe dá gripe?

Não. A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas, no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora.

Converse com seu médico sobre vacinação.

Ver perfil

Matéria Por

Ana Carolina Nasser

Pediatria

CRM 5073/MS | Campo Grande

Deixar Comentário