Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide

Artrite reumatóide (AR) é uma doença imunoinflamatória crônica sem causa bem definida. Há vários fatores relacionados ao seu “aparecimento”, dentre eles: fatores genéticos, ambientais e diversos mecanismos inflamatórios e imunológicos associados.

Geralmente acomete mais as mulheres (duas a três vezes mais do que os homens), principalmente na faixa etária entre 30-40 anos. Pessoas com casos de AR na família tem maior risco de desenvolver a doença. Pode atingir qualquer articulação, além de provocar sintomas extra-articulares em muitos casos.

Seu diagnóstico é baseado em critérios clínicos como: inflamação em diversas articulações, principalmente mãos e punhos e rigidez matinal; critérios laboratoriais: presença de marcadores que demonstram atividade inflamatória e marcadores específicos da doença; e critérios radiológicos: alterações no raio-x ou ultrassom ou ressonância específicas da AR. O diagnóstico correto e o mais precoce possível deve ser feito sempre pelo Reumatologista.

O tratamento da AR apresentou grandes avanços nos últimos anos. Terapias não farmacológicas e preventivas, como fisioterapia, hidroterapia, terapia ocupacional, são recomendadas a todos os pacientes com a doença. O tratamento medicamentoso deve ser individualizado e varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. São utilizados anti-inflamatórios, corticoides, drogas modificadoras do curso da doença e mais recente, há também a chamada Terapia com Imunobiológicos.

A terapia biológica é capaz de induzir a remissão da doença, sendo possível conseguir a ausência de atividade inflamatória, mesmo nos casos em que os tratamentos tradicionais falharam.

Importante salientarmos que o diagnóstico precoce e o imediato tratamento adequado são determinantes para evitar deformidades e o dano permanente da articulação. Com isso, nota-se o importante papel do paciente procurar o Reumatologista em qualquer sinal de dor e/ou inchaço nas articulações, bem como dos médicos das outras especialidades de encaminhar estes pacientes para avaliação especializada.

A Clínica SER - Serviço Especializado em Reumatologia - conta com especialistas aptos a realizar o diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento (inclusive com Terapia Biológica) de portadores de Artrite Reumatoide, sempre objetivando proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa doença.

Ver perfil

Matéria Por

Veruska Gomes Atalla de Oliveira

Clínica Geral

CRM/MS 5527 | RQE 3772 | RQE 4196 | Campo Grande

Deixar Comentário