SEUS DENTES SÃO SENSÍVEIS?

Você é uma das muitas pessoas que recusam água gelada no restaurante ou esperam a xícara de café esfriar antes de dar um golinho para que os dentes não doam? Ou precisa de um cuidado especial ao escovar os dentes, passar fio dental ou mastigar?

Se a resposta for afirmativa, talvez você tenha dentes sensíveis, uma das causas mais comuns de queixas de saúde bucal entre os pacientes. É importante consultar um cirurgião-dentista para ter um diagnóstico correto, descartando possibilidades de cárie ou dente fraturado. Para muitos, o problema pode ser a sensibilidade dentária – uma condição muito comum que pode ser causada por uma variedade de fatores.

Como ocorre a sensibilidade dentária?

A sensibilidade geralmente ocorre quando a dentina de um dente é exposta ao calor, ao frio ou à acidez. Normalmente, a dentina é protegida por esmalte na coroa dos dentes e por cemento em suas raízes. Entretanto, se essas camadas de proteção forem danificadas ou desgastadas, o resultado poderá ser uma sensibilidade variando de uma pontada ocasional à dor frequente. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

Quais são as possíveis causas?

Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo:

• Retração da gengiva que deixa a superfície da raiz exposta;
• Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;
• Erosão dentária devido a alimentos e bebidas altamente ácidos;
• Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
• Ranger dos dentes (bruxismo).

Como tratar dentes sensíveis?

Consulte seu dentista para saber a melhor forma de tratar seus dentes sensíveis. Ele começará excluindo ou tratando os problemas dentais sérios. A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Seu dentista identificará a causa e poderá prescrever flúor em gel, enxaguante bucal com flúor ou cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. Técnicas apropriadas de higiene bucal e uma dieta de alimentos e bebidas com baixa acidez pode, também, ajudar a prevenir a sensibilidade dentária.

Ver perfil

Matéria Por

Carlos Henrique Katayama

Odontologia

CRO/MS 3336 | Campo Grande

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS