RPG - UM MÉTODO EFICAZ E REVOLUCIONÁRIO DA FISIOTERAPIA

A Reeducação Postural Global, mais conhecida como RPG, foi criada em 1981 pelo francês Philippe Souchard, após 15 anos de pesquisas devido ao seu conhecimento no campo da biomecânica.

O método utiliza de posturas terapêuticas associadas à respiração, alongando, equilibrando e reeducando as cadeias musculares. Este procedimento chegou ao Brasil no final da década de 90 e cada vez mais ganha adeptos, devido à eficiência dos resultados.

Tendo como princípio básico a individualidade do paciente, o tratamento é feito de uma maneira global, pois, muitas vezes, a causa do problema está distante de seu sintoma, por isso é fundamental que o profissional faça uma avaliação minuciosa para direcionar o tratamento.

O método RPG é indicado para as deformações morfológicas da coluna vertebral como, por exemplo, as escolioses e hipercifoses (corcundismo), e também algumas patologias como reumatismo, artrite, dores cervicais e lombares, dentre outras.

A técnica produz um aumento na capacidade funcional do corpo, da mobilidade articular e da consciência corporal, melhorando as dores e tensões musculares. Há ainda a questão estética, pois até mesmo a indesejável “barriguinha” pode diminuir com o trabalho postural.

Nos dias de hoje, o uso frequente de computadores e celulares, horas sentado diante da televisão e o sedentarismo colaboram para a má postura, mesmo assim, existe uma tendência de cada vez mais as pessoas buscarem uma saúde melhor, o RPG é uma excelente opção para tal. Quando o corpo e a mente estão em harmonia, a vitalidade percorre o ser em todos seus aspectos. Por isso, é importante para o interessado procurar um profissional capacitado e que atenda todos os requisitos, fazendo com que o tratamento apresente resultados eficientes, proporcionando assim um aumento na qualidade de vida do paciente.

Ver perfil

Matéria Por

LARISSA DE EUGÊNIO

Fisioterapeuta

CREFITO 199914-F | Campo Grande

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS