Dizem, com certa dose de razão, que o companheiro sofre mais com o ronco do que o parceiro que efetivamente ronca. Quem divide o mesmo quarto acorda cansado, dorme mal, sofre com a sonolência durante o dia, devido ao barulho ensurdecedor do ronco. Engaba-se quem acha que o ronco é apenas sinal de sono profundo e descanso intenso.
Hoje sabemos que o ronco é um alerta e sinal da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), um distúrbio do sono o qual é considerado uma doença. O distúrbio é mais comum do que se imagina: uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) mostrou que 30% da população da capital paulista sofre de apneia do sono, ou seja 3 a cada 10 pessoas possui o espaço aéreo superior da região da garganta obstruído ao dormir.
Todos que possuem a apneia têm um sono leve, despertares noturnos, acordam várias vezes durante a noite, não têm um sono reparador e estão sempre sonolentos, mesmo sem perceber. As noites mal dormidas resultam em cansaço, irritabilidade, cochilos frequentes, impotência sexual, acidentes automobilísticos, dificuldade em memorização, dores de cabeça constante, hipertensão, diabetes, risco a infarto, derrames (AVC) e até a morte súbita.
Para tratar o ronco e a apneia é preciso recorrer a profissionais qualificados no tratamento do sono. A Dra. Estelamaris Régis Nigro, especialista em Odontologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono (ABS), membro da American Academy of Dental Sleep Medicine e Associação Brasileira do Sono está apta à realizar o tratamento adequado para quem sofre com este mal.
Um dos tratamentos é o aparelho intraoral. Ela conta que o aparelho é confortável e foi desenvolvido por especialistas norte americanos apresentando excelentes resultados, com baixo desconforto para os pacientes. Além da fácil adaptabilidade dos pacientes, é um tratamento conservador, não agride, reversível, personalizado e individualizado . O tratamento é realizado por dentistas com formação, treinamento e título na Odontologia do Sono para o tratamento adequado a cada caso específico.
Assim, tanto o paciente, quanto os que convivem com ele, terão uma excelente noite de sono e consequentemente um dia maravilhoso para ser aproveitado.
Matéria por
Estelamaris Regis Nigro
Odontologia CRO/MT 2298 | Cuiabá