Cirurgia de catarata em pacientes portadores de outras doenças oculares

Cirurgia de catarata em pacientes portadores de outras doenças oculares

É sabido que a cirurgia de catarata está cada vez mais moderna, capaz de restaurar a visão dos pacientes e torná-los até mesmo independentes do uso de óculos.

A cirurgia de catarata é a operação mais realizada no mundo. Isso se deve a um motivo simples: a catarata senil (tipo mais comum, associado à idade) não é uma doença, mas um processo natural de envelhecimento do cristalino que ocorrerá invariavelmente em todas as pessoas com mais de 50- 60 anos.

Diversas outras doenças oculares também são mais comuns na população mais idosa. Entre elas as mais prevalentes e importantes são: glaucoma, retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Assim, a chance de coexistência da catarata com uma dessas ou outras doenças é maior e deve ser avaliada antes da cirurgia, evitando a insatisfação do paciente.

É sabido que a cirurgia de catarata está cada vez mais moderna, capaz de restaurar a visão dos pacientes e torná-los até mesmo independentes do uso de óculos. Deste modo, expectativa é muito grande por parte do paciente atualmente. Entretanto, em alguns casos, a presença de doenças associadas à catarata limitam o resultado cirúrgico. Por isso é importante que médico oftalmologista avalie o potencial de melhora e oriente seus pacientes sobre estas doenças antes do procedimento cirúrgico, evitando insatisfações.

Os exames oculares pré-operatórios de catarata, além de auxiliarem em toda a programação cirúrgica (cálculo da lente intraocular, etc), funcionam como um “check-up” oftalmológico, auxiliando muitas vezes no diagnóstico de doenças nunca antes conhecidas pelos pacientes. Isso traz, além da chance de diagnóstico precoce, uma possibilidade de tratamento também mais precoce, algumas vezes realizados no mesmo tempo da cirurgia de catarata, poupando tempo, custo e principalmente visão dos pacientes.

A Oculistas Associados de Roraima conta com profissionais experientes, doutores, mestres e especialistas capazes de diagnosticar as diversas patologias oculares associadas à catarata e indicar o melhor tratamento associado à cirurgia, alinhando da melhor forma possível as expectativas de cada paciente com a sua saúde ocular atual.

Ver perfil

Matéria Por

Lucas Monferrari Monteiro Vianna

Médico

CRM/RR: 1872 | Boa Vista

Ver perfil

Matéria Por

Romulo Ferreira da Silva

Oftalmologia

CRM/RR: 266 RQE: 319 RQE: 320 | Boa Vista

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional