Homeopatia Integrativa e Preventiva para Adultos e Crianças

Homeopatia Integrativa e Preventiva para Adultos e Crianças

Homeopatia Integrativa, porque além da Homeopatia, durante a consulta médica tradicional também utilizamos a abordagem fitoterápica, homotoxicológica (detoxificação de metais pesados), orientações nutricionais e suplementação. A visão clínica Integrativa é sistêmica, multiplica as estratégias disponíveis para cada paciente. Tem seus fundamentos na boa medicina investigativa, baseada em conceitos cientificamente comprovados e aberta a novos paradigmas. O foco é o ser humano em sua totalidade corpo-mente-espírito. A definição de saúde é mais ampla, com ênfase no estilo de vida, na prevenção de doenças, promoção da saúde e na busca de uma existência longeva, com autonomia e qualidade de vida.

Nossas enfermidades se manifestam de acordo com “como e a quê” estamos expondo ao nosso organismo dia após dia: toxinas ambientais, alimentação industrializada, quase sempre repleta de aditivos químicos, embalagens de plástico e alumínio, defensivos agrícolas, sedentarismo, pensamentos ruins que nos adoecem, ansiedade e estresse crônico que, ativando a liberação da via do cortisol (hormônio do estresse) em quantidades absurdas, torna-se, muitas vezes, mais letal que as noxas de origem ambiental e alimentar, porque tem efeito inflamatório continuado e degenerativo.

Substâncias estranhas ao organismo se acumulam, principalmente nos receptores hormonais, desequilibrando todo o sistema endócrino. De um lado, as queixas frequentes no consultório: ansiedade, depressão, insônia, falta de concentração, problemas com autoestima, instabilidade de humor, irritabilidade, obesidade, queda de cabelos, síndrome metabólica – diabetes – hipertensão -hipercolestorelemia, problemas circulatórios, enfraquecimento do sistema imunológico, sinusite de repetição, cansaço persistente, perda de memória, diminuição de libido, fibromialgia, osteoporose...

Do outro lado desta equação, as causas principais: o estresse crônico, as carências nutricionais, a hipomagnesemia subclínica não diagnosticada, a toxicidade alimentar e ambiental, incluindo radiações eletromagnéticas não ionizantes de celulares e micro-ondas, disfunções mitocondriais, sedentarismo, produção em excesso de radicais livres, disbiose intestinal, deficiências hormonais progressivas, bem como a baixa de Hormônio-D (também conhecido como “vit. D”...) e seu trágico cortejo clínico em decorrência da reposição insuficiente em níveis abaixo das necessidades fisiológicas. No ato final de todo um processo de sucessivas reações em cascata, chegamos à sorrateira inflamação crônica subclínica que se instala na base de todas as doenças crônico-degenerativas...

Nenhum medicamento, tratamento de última geração ou mesmo suplementos miraculosos terão efeito ou sucesso, se não cuidarmos na prática, de entender o ser humano numa visão sistêmica em que é preciso eliminar o máximo de toxinas, manter rotinas alimentares saudáveis, praticar atividade física regular, beber bastante água de qualidade, suplementar para corrigir deficiências de micronutrientes, controlar o estresse, manter sono de qualidade, evitar pensamentos desajustados, relacionamentos destrutivos, abrir mão de controlar tudo à nossa volta, não guardar mágoa, meditar, respirar corretamente... Estas e outras questões são abordadas durante a consulta Integrativa.

Atribuo a isso o sucesso da Homeopatia Integrativa e Preventiva. Uma medicina humanizada, individualizada, com diversas estratégias convergentes, onde o foco passa a ser o doente e não tão somente a doença e seus sintomas!

Ver perfil

Matéria Por

Renan Marino

Médico

CRM: 35.896 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário