Tratamento de varizes com Espuma

ANGIOLOGIA

Tratamento de varizes com Espuma

O tratamento de maior destaque hoje em dia para as varizes é o tratamento com espuma eco-guiada, que visa eliminar as varizes de modo mais simples e menos invasivo que a cirurgia. Mas, o que é o tratamento com espuma? É um tipo de escleroterapia, uma “secagem” da veia, de modo análogo ao que é realizado nas aplicações de vasinhos, mas em veias maiores. É claro que existem algumas diferenças, pois como são veias maiores, os cuidados são diferentes em relação ao tratamento de vasinhos ou varicoses. A principal é a necessidade de acompanhamento com ultrassom (Eco-Doppler) para averiguar a possibilidade de procedimentos adicionais (retoques) a fim de fechar totalmente a variz a ser tratada.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO:

A espuma é produzida com uma mistura de ar e polidocanol (que tem um leve efeito anestésico e isso explica uma das vantagens do tratamento qu é praticamente indolor). Essa espuma então é injetada na veia, sob a visualizaçao com ultrassom, o polidocanol tem um efeito local irritante sobre a veia levando ao “encolhimento” da veia e destruição da camada interna, fazendo com que a veia se feche, diminua de tamanho ou simplesmente desapareça.

As vantagens do tratamento são principalmente a ausência de necessidade de internação hospitalar, anestesia ou até mesmo repouso. Uma das desvantagens é o eventual surgimento de manchas, que podem ser tratadas com cremes dermatológicos especificos. A técnica é indicada para pacientes idosos, portadores de doenças que impeçam ou que ocasionem altos riscos para anestesia e para pacientes que tem úlcera varicosa, bem como é uma boa alternativa para quem tem varizes e que preferem não fazer cirurgia.

Atualmente existe uma diversidade muito grande de métodos e técnicas de tratamento de varizes, desde a escleroterapia até o laser, a radiofrequência e a própria técnica de espuma. O mais importante é fazer uma consulta com um médico vascular, que é o profissional capacitado para indicar a melhor alternativa dentre todos os métodos disponiveis para cada paciente. Quanto mais precoce o tratamento melhores são os resultados, principalmente em relação à estética.

Por isso, mesmo vasos que ainda não são salientes, mas que causem algum incômodo estético ou dor, devem ser avaliados por um especialista na área. É bom tem em mente alguns cuidados preventivos como hábitos de vida. Fazer atividades físicas regulares, evitar longos períodos na mesma posição, seja em pé ou sentado, manter uma dieta equilibrada e usar meias elásticas, são hábitos que podem evitar ou reduzir o aparecimento das varizes. Lembre-se: um dos melhores exercícios para a prevenção de varizes é a caminhada!

Ver perfil

Matéria Por

Lauro Santos Neto

Angiologia

CRM/SC 12872 | RQE 11495 | Balneário Camboriú

Deixar Comentário