Perguntas e respostas sobre varizes

ANGIOLOGIA

Perguntas e respostas sobre varizes

Por se tratar de um problema de saúde tão comum, surgiu ao longo do tempo uma série de mitos e crendices a respeito das varizes, gerando muitas vezes desinformação e prejudicando seu tratamento. Para esclarecer as dúvidas mais comuns, respondemos algumas das questões mais frequentes sobre varizes:

O que são varizes?

São veias dilatadas e tortuosas. As veias se dilatam porque as válvulas que levam o sangue ao coração não funcionam corretamente, retendo e acumulando sangue, e causando o consequente alargamento da veia. Além do incômodo estético, as varizes podem causar dor e inchaço.

Vasinhos são varizes?

Não. Os chamados “vasinhos”, ou varicoses, são vasos capilares da pele que se dilatam e ficam aparentes, como risquinhos, mais ou menos como um fio de cabelo. Em geral não causam dor, mas podem incomodar esteticamente.

Vasinhos podem se transformar em varizes?

Não. Como descrito acima, as estruturas são diferentes. Alguns pacientes que têm predisposição a ter vasinhos podem ter também varizes, mas não é uma regra.

As varizes podem voltar depois de tratadas?

As veias que foram tratadas não voltam mais, mas a tendência a ter varizes permanece. Após a cirurgia, a pele pode ficar perfeita, lisinha, mas durante a vida, outras varizes poderão surgir.

Cruzar as pernas e usar salto alto pode causar varizes?

Não. Permanecer longos períodos em uma mesma posição, tanto em pé ou sentada, favorece o aparecimento das varizes.

Musculação causa varizes?

A prática de exercícios de maneira geral traz benefícios à saúde. No caso da musculação, quando feita de maneira correta e com pouca carga, não é prejudicial. Porém o ato de prender a respiração para ajudar na realização do movimento, que é feito sem perceber, ou o exagero no uso dos pesos, pode levar a um aumento da pressão nas veias da região abdominal, dificultando o retorno do sangue para o coração, colaborando para o surgimento de varizes. Pessoas com varizes ou tendência familiar, devem consultar um médico antes da prática.

Subir escadas provoca varizes?

Não. Exercícios aeróbicos, como subir escadas, caminhar e correr, são indicados, pois fortalecem a panturrilha e ajudam o sangue a circular.

As veias “secadas” com espuma, queimadas ou retiradas em cirurgia de varizes não fazem falta para o corpo?

Não. Porque quando chega ao ponto de serem retiradas, apresentam falhas em sua estrutura e já não são mais funcionais. Antes de decidir pelo procedimento o médico avalia caso a caso.

Ver perfil

Matéria Por

Lauro Santos Neto

Angiologia

CRM/SC 12872 | RQE 11495 | Balneário Camboriú

Deixar Comentário