ESPECIAL CAPA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA COM ÉTICA

Nesta conjuntura, um dos procedimentos da odontologia estética e funcional diz respeito às LENTES DE CONTATO DENTAIS. “Trata-se de facetas de porcelana que não requerem desgate tradicional do dente, com textura e forma de dentes naturais, para a reabilitação do sorriso, integrado à estética da face”. 

Dr. Júnio Silva explica que o propósito da técnica é não desgastar os dentes na restauração do sorriso. “Para que esta situação exista, é imprescindível que os dentes estejam completamente saudáveis, sem nenhum tipo de restaurações pré-existentes, escurecimento, tratamento de canal e, sem problemas de oclusão e de posicionamento em relação aos lábios. O paciente deve apresentar condições de contorno e de saúde gengival adequadas, nem risco de doença cárie”, destaca o odontólogo .

Consciente de seu papel social enquanto profissional da odontologia, Dr. Júnio é categórico ao criticar o desrespeito ao cálculo de risco/benefício do tratamento odontológico, já que determinados planos de tratamento dentários acabam por usar o marketing e a mídia como artimanha de apelo aos pacientes, que, facilmente, para atender suas demandas estéticas, acabam por se submeter a intervenções sem critérios e respeito a protocolos clínicos e científicos.

O que deve ser totalmente compreendido por todos os leitores é que uma Odontologia sem desgaste é completamente possível e fortemente recomendada. Mas cada dente oferece uma condição específica e desafiadora para o dentista elaborar uma correta técnica para o caso, pois para os dentes que não possuem as condições acima citadas, outras restaurações devem ser consideradas, tais como as facetas clássicas, as facetas estendidas ou as coroas de porcelana para promover ótima durabilidade ao tratamento.

Nesse sentido, se um dentista convence seu paciente a fazer lentes de contato dizendo que a literatura científica mostra que essas restaurações podem durar dezesseis anos ou mais, é crucial que se LEMBRE que estes estudos são conduzidos sob os mais rígidos critérios de indicação e ainda são executados em ambiente acadêmico em condições ideais de controle.

Contrariamente, por exemplo, ao avaliar outro estudo em que apenas foi feita uma reavaliação de facetas feitas no serviço de saúde pública do Reino Unido, observou-se que mais de 50% das facetas, feitas fora das condições ideais, falharam precocemente. Ou seja, as facetas e as lentes de contato dentais podem ser fantásticas com possíveis dezesseis anos ou mais de durabilidade, ou podem comprometer a saúde do indivíduo a médio e a longo prazo, mesmo estando bonitas no sorriso.

Assim, é extremamente importante que os pacientes sejam críticos ao conversarem com seus dentistas sobre as lentes de contato e a possibilidade de terem o sorriso e a estética facial melhorados. O Dr. Júnio orienta que avaliem o portfólio de fotografias dos casos clínicos que o dentista já tenha realizado, e principalmente exijam um plano de tratamento personalizado e somente definido após um bom exame clínico e uma análise do potencial estético/ funcional por meio de fotografias e de técnicas simulação do sorriso final.

TRATAMENTOS RESTAURADORES EXECUTADOS PELO DR. JÚNIO SILVA

• Lentes de contato dentais, facetas de porcelana não invasivas digitais;

• Facetas clássicas, estendidas e coroas de porcelana anteriores;

• Fragmentos de porcelana;

• Correção de sorriso gengival com planejamento cirúrgico e restaurador com facetas de porcelana;

• Reabilitação oral complexa com próteses sobre implantes dentários e sobre dentes;

• Facetas estendidas digitais CAD/ CAM para fechamento de diastemas e mal-alinhamento dental * em casos que a ortodontia não puder ser realizada;

• Próteses sobre implantes em áreas estéticas críticas;

• Próteses sobre implantes em dentes anteriores e posteriores;

• Restaurações de lesões cervicais não cariosas aliadas à cirurgia de recobrimento radicular;

• Restaurações de porcelana digitais nos dentes posteriores CAD/CAM (onlay, inlay e coroas) rápidas, estéticas duradouras e precisas;

• Facetas oclusais CAD/CAM ULTRA- -Finas nos dentes posteriores para levantamento de oclusão e para o tratamento de lesões de desgaste dental químico tipo corrosão (erosão) dental;

• Restaurações estéticas de resina composta nos dentes anteriores e posteriores;

• Clareamento dental a partir de diagnóstico personalizado;

• Para visualizar mais casos clínicos referentes aos tratamentos supracitados, acessar o site do Dr. Júnio Silva.

A ondontologia não é uma ciência exata e o prognóstico e o resultado esperado, a partir do diagnóstico, poderá não se concretizar diante da resposta biológica do paciente e da propria limitação da ciência. No entanto, há uma garantia máxima que nos tratamentos do Dr. Júnio, será realizada a aplicação científica correta e designada para cada caso a partir de um estudo personalizado.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA E DE SAÚDE ORAL

Entusiasta e praticante da Odontologia preventiva, o Dr. Júnio mensura iniciativas que sempre devem ser tomadas pelo profissional no resguardo de seus pacientes. Uma delas é o Diagnóstico oral, com o qual se analisa o risco de doença cárie e doença periodontal, seguido do tratamento de Promoção de Saúde. “Por sua vez, a reversão da instalação da doença cárie e periodontal atua no reequilíbrio de P.h salivar, na remineralização biológica dos dentes, bem como na eliminação da gengivite associada ou não à perda óssea.

Adicionalmente, todos os tipos de desgate dental são diagnosticados, como exemplo o Dr. Júnio cita o desgaste dental mecânico (ex. bruxismo) e químico (ex. refluxo gastroesofágico que geram lesões de corrosão dental). O diagnóstico precoce também se volta ao tratamento e prevenção da corrosão (erosão) dental intrínseca junto à Medicina da MedCal, especificamente a Gastroenterologia.

Dr. Júnio cita ainda a validade dos tratamentos da oclusão, que coíbem problemas de disfunção temporomandibular (DTM), dores de cabeça, cansaço ao falar, ao mastigar: levando a lesões cervicais não cariosas (popular e erroneamente vistas como recessão gengival), prevenindo também desgaste dos dentes e à consequente perda da estética e função do sorriso.

Todos os tratamentos se embasam em critérios científicos e clínicos. O ciclo restaurador repetitivo, o qual a maioria dos pacientes adultos sofre, deve se encerrar com o tratamento, pois a causa dos problemas será sempre tratada antes”, acrescenta.

Em qualquer intervençao, mesmo quando o paciente tenha exclusivo interesse na estética do sorriso, será feito um diagnóstico completo da saúde oral, pois o principal objetivo dos tratamentos feitos pelo Dr. Júnio Silva é que o paciente não volte ao dentista com novas lesões de cárie, sinais de doença periodontal e de desgaste dental.

UMA VIDA PROFISSIONAL DEDICADA À ODONTOLOGIA

Júnio Silva é Doutor (Ph.D.), Mestre e Especialista em Dentística Restauradora Estética pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ênfase em Odontologia Digital CAD/CAM, doutorado também realizado em Munique, Alemanha, na Ludwig-Maximilians Universität (LMU-München).

Atuou como professor concursado de Dentística Restauradora na Universidade de Brasília (UnB). Foi coordenador científico e professor dos cursos de Especialização em Prótese Dentária do Instituto Lenza, em Goiânia-GO e professor da especialização em Dentística da ABO-GO. Atualmente é professor convidado da Especialização em Dentística Restauradora da ABCD, em Florianópolis. Também é parceiro da Zeit Dental Lab ( www.zeitdental.com.br ), laboratório digital que presta consultoria aos dentistas quanto a decisões clínicas do dia-a-dia, onde ministra cursos teóricos, práticos e laboratoriais (hands-on).

Em parceria com a Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, Alemanha, suas pesquisas contemplam estudos científicos sobre a Odontologia Digital com ênfase na tecnologia digital CAD/CAM para confecção de próteses dentárias totalmente digitais, da moldagem à usinagem das restaurações.

CRONOLOGIA

Em 2005, já pós-graduado, é aprovado para mestrado e especialização em Dentística Restauradora da UFSC, onde realizou o sonho de estudar com o Prof. Baratieri. No período de 2010/2011, desenvolve pesquisas científicas em odontologia digital e clínica com os Profs. Daniel Edelhoff e Jan Frederik Güth, na Universidade Ludwig-Maximilians em Munique, Alemanha, onde realizou sua tese de doutorado (Ph.D.). Neste período, foi convidado a dar aula para os professores do departamento de prótese dessa universidade sobre o tema: Restaurações totalmente cerâmicas nos dentes anteriores;

No ano de 2013 é convidado a ministrar curso teórico/prático de estética em dentes anteriores na Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, nos Estados Unidos, pelo professor Prof. Baratieri para uma aula em conjunto. A abordagem se volta aos dentistas inscritos no quinto congresso internacional de Odontologia Adesiva (5th International Congress on Adhesive Dentistry, Penn University);

Em 2015 recebe convite da Grande Academia de Prótese de Nova York (Great New York Academy of Prosthodontics - GNYAP) para palestrar no 61º Congresso Anual, no Jazz at Lincoln Center em Nova York, Estados Unidos, com a palestra ‘Porcelanas Anteriores: fluxos de trabalho convencionais e digitais’, a qual foi acompanhada por mais de 300 dentistas de todo o mundo.

COMO PROFESSOR, DR. JÚNIO SILVA PODE AJUDAR NO APRIMORAMENTO PROFISSIONAL DE DENTISTAS

Sua atuação se dá por meio de cursos téóricos, hands-on e por consultorias individualizadas na www.zeitdental.com.br, que envolve os seguintes temas do dia-a-dia do profissional da Odontologia: Planejamento e execução de casos clínicos complexos de: Reabilitação oral estética minimamente invasiva; Reabilitação do sorriso com lentes de contato cad/cam e convencionais, Escolha do correto material restaurador cad/cam e do ideal tipo de restauração (faceta clássica, estendida, não-invasiva, onlay, inlay, overlay, facetas oclusais) para diferentes situações clínicas; Diagnóstico e tratamento de desgaste dental mecânico (ex. lesões por bruxismo) e químico (ex. corrosão dental intrínseca e extrínseca) Odontologia adesiva e cerâmicas odontológicas Com o intuito de orientar os pacientes, o Dr. Júnio Silva convida o leitor para visitar seu site: www.drjuniosilva.com.br e também a segui-lo no instagram, perfil: @dr.juniosilva !

DEPOIMENTOS DE PACIENTES TRATADOS PELO DR. JÚNIO SILVA NA MEDCAL

“Sem dúvida elevou minha autoestima. Me sinto muito mais satisfeita e feliz com o meu novo sorriso. O impacto foi extremamente positivo e em uma ocasião muito importante em que eu estava planejando meu casamento. Era um desejo antigo melhorar a estética do meu sorriso. O tratamento foi muito bem planejado e desenvolvido. Tive toda a atenção e dedicação necessárias para obter este resultado maravilhoso”. LUANA FASSBENDER

“Impactou direto na autoestima. Confiança e melhora na qualidade de vida. Buscamos um sorriso bonito e acima de tudo saudável. Traz motivação e satisfação. Sinto-me realizada, entusiasmada, com ainda mais vontade de sorrir para a vida. Foi uma experiência maravilhosa”. FABIOLA AURUCHIO

“Eu procurei a reconstituição do sorriso porque sofri um acidente quando jovem, que modificou minha arcada. Percebi que o meu sorriso ficou muito mais largo depois da intervenção que o Dr. Júnio fez.Minha face ganhou novos movimentos. Antes, acabava travando o sorriso inconscientemente, para esconder o defeito. Dr. Júnio se tornou meu dentista para a vida toda, indiferente da cidade onde eu morar. Além de excelente profissional, tem sensibilidade para aferir a harmonia do sorriso no contexto geral da pessoa”. PAULA BAZZO

“O resultado estético é, sem sombra de dúvida, o fator mais impactante do tratamento. No entanto, desde a primeira consulta com o Dr. Júnio, ouvi e entendi a importância de um diagnóstico preciso, uma indicação correta e um planejamento adequado. Estar na Medcal, especialmente sob os cuidados do Dr. Júnio, me trouxe confiança e tranquilidade, não apenas por sua formação acadêmica, mas também por sua postura profissional impecável, sua responsabilidade respeitando os horários de cada paciente, sua cordialidade ouvindo o paciente com atenção e, visivelmente a paixão pelo que faz. Posso afirmar que foi um dos melhores investimentos que fiz. Obrigada, Dr. Júnio”. JOSIANE BROCCO

Matéria Por

JÚNIO SILVA

Odontologia

CRO/SC 9962 | Balneário Camboriú

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS