CIRURGIA PLÁSTICA

Cirurgia Plástica das Mamas

Devido a fatores genéticos em relação ao desenvolvimento das mamas, ao peso das mamas, à gravidez, ao emagrecimento, dentre outros fatores, as mamas mudam sua forma, densidade e posição. A cirurgia plástica das mamas tem por objetivo a melhora da autoestima , proporcionando uma melhor adequação do tamanho da mama ao corpo da paciente, quer seja aumentando-a ou diminuindo-a.

Com qual idade pode-se operar as mamas?

Após o completo desenvolvimento das mamas que em média ocorre entre 15 e 18 anos, ou 2 anos após a primeira menstruação.

Qual é a melhor cirurgia para mim?

Existe um tipo de cirurgia adequado para cada caso, nos casos em que deseja-se aumento das mamas e não há sobras de pele ou essa sobra é pequena , a cirurgia consiste em apenas colocar a prótese mamária . Nos casos em que há flacidez com consequente queda da mama, situação comum nos casos após perda de peso, após amamentação, mamas com pele com estrias e envelhecimento , a cirurgia consiste em retirada de pele e elevação da mama com reposicionamento das estruturas da mama. Essa cirurgia pode ser feita com ou sem a colocação da prótese. E nos casos de pacientes com mamas grandes com ou sem flacidez associado , além de retirar a pele , retira-se também tecido glandular e gorduroso da mama. Esta cirurgia pode ser feita com ou sem prótese de silicone, neste caso em específico o uso do implante visa substituir o tecido mamário buscando trazer mais forma a mama . visto que o objetivo é a redução mamária retira-se um pouco mais de tecido mamário quando o implante é utilizado concomitantemente.

Devo colocar silicone? É seguro?

Sim, é seguro. Já está comprovada a sua segurança e satisfação , e já é utilizado ao longo de mais de 30 anos sabendo-se que não altera amamentação e nem aumenta o risco da mulher ter câncer de mama.

Por quanto tempo posso ficar com o silicone?

Os implantes mamários atuais passam por rigorosos testes de qualidade, e todos comercializados no Brasil são testados pelo inmetro e liberados pela Anvisa. Os implantes atuais não precisam serem trocados mais a cada 10 anos e sim em casos de problemas específicos. Inclusive algumas marcas dão garantia vitalícia contra ruptura ou perfuração e contratura capsular.

E o que seria a contratura capsular?

O organismo cria uma estrutura ao redor de toda prótese e que normalmente ela é fina e maleável e criada como proteção, mas em alguns casos, menos de 2%, essa estrutura se torna espessa, rígida e pode provocar dor, sendo necessário nova cirurgia para troca do implante e retirada parcial ou total da cápsula fibrosa. A cirurgia dura aproximadamente duas horas e a paciente tem alta no mesmo dia.

A recuperação é rápida?

A recuperação na colocação do silicone é muito rápida, e desde que não haja esforço físico e nem movimentos de elevação dos braços em menos de 1 semana a pessoa pode voltar às suas atividades habituais .Nos casos de mastopexia e da redução existe um pouco mais de inchaço no entanto desde que tenha os cuidados necessários também poderá retornar às suas atividades habituais. De toda forma é importante não fazer esforços físicos e o uso da malha durante 60 dias. também é importante limitar a elevação dos braços por no mínimo 21 dias e, retornar sempre nas datas estipuladas para acompanhamento . É importante tomar as medicações para não sentir dor.

Ver perfil

Matéria Por

Anísio Marinho Manta

Cirurgia Plástica

CRM/SC 9262 | RQE 5829 | Balneário Camboriú

Deixar Comentário

Outras MATÉRIAS