Seu filho já reclamou de dores nos calcanhares?

ORTOPEDIA

Seu filho já reclamou de dores nos calcanhares?

Pode ser Apofisite do Calcâneo ou Doença de Sever. Nas crianças e adolescentes há uma região do osso do calcâneo onde o osso cresce, chamada placa de crescimento ou apófise. A apofisite do calcâneo, também é conhecida como doença de Sever ou osteocondrite de Sever, trata-se de uma inflamação na placa de crescimento, causando dor no calcanhar de crianças e adolescentes. Esta inflamação na placa de crescimento é causada pela sobrecarga dos pés através de movimentos repetitivos ou impactos de maior intensidade.

A utilização de calçados com pequena capacidade de amortecimento de impacto nos calcanhares também pode propiciar a inflamação. A prevenção desta lesão está na utilização de calçados apropriados para a modalidade praticada e o tipo de piso. Devemos lembrar sempre que atletas adolescentes não podem ser encarados nos treinamentos como “mini-adultos”, já que muitas modificações no corpo deverão ocorrer até o final do crescimento. O exagero no treinamento de uma criança e adolescente pode ser muitas vezes encarado de forma normal por desconhecimento, levando às lesões ou problemas no crescimento.

O Sever é relacionado a microtraumas de repetição e a tração do tendão de Aquiles, levando a um movimento de cisalhamento constante na placa de crescimento e inflamação da mesma. Mais comum em meninos, principalmente entre os 8 a 12 anos. Relacionada ao trauma repetitivo por atividades como corrida e pular no calcâneo. Portanto, acomete mais meninos, que são mais agitados que meninas, e mais aqueles que fazem muitas atividades ou pulam muito durante o dia. O paciente sente dor bem na parte de trás do calcanhar, com piora em atividades.

Pode ter claudicação associada e, normalmente não tem nenhuma deformidade ou edema associados. O diagnóstico pode ser feito através de radiografias, visto como o aumento da densidade óssea da epífise, ou em exames mais apurados, como a ressonância. O tratamento é basicamente sintomático, com repouso, gelo, analgésicos e uso de calçados mais acolchoados. Da mesma forma que ocorre esse processo inflamatório no calcâneo, pode ocorrer também em diversos outros lugares.

Ver perfil

Matéria Por

Rodrigo Albertini

Ortopedia e Traumatologia

CRM/SP: 125690 RQE 69035 TEOT: 12112 | Birigui

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional